
Com mais de 2 bilhões de usuários, o WhatsApp já é um dos aplicativos de mensagens mais populares do mundo. Mas seus maiores mercados estão todos fora dos EUA. Agora, o Facebook, a empresa controladora do WhatsApp que recentemente mudou para Meta, espera mudar isso.
A partir deste fim de semana, a Meta está iniciando o primeiro impulso de marketing dos EUA para o WhatsApp, com foco na privacidade oferecida pela criptografia do aplicativo. O primeiro anúncio de TV vai ao ar no domingo durante o AFC Championship Game, comparando mensagens não criptografadas a um estranho abrindo seu correio físico. Anúncios semelhantes divulgando a privacidade do WhatsApp em breve começarão a aparecer em outdoors em todo o país e online.
O objetivo do impulso de marketing é fazer com que mais pessoas nos EUA mudem para o WhatsApp, destacando a segurança do aplicativo em relação a outros métodos de mensagens de texto, como SMS, de acordo com o chefe de WhatsApp da Meta, Will Cathcart. “O que estamos vendo nos EUA é que, especialmente nos últimos dois anos com o COVID, as pessoas estão fazendo muito mais de suas vidas online”, diz ele. A Beira. “Mas há uma lacuna real em quanto as pessoas estão usando serviços com criptografia de ponta a ponta nos EUA em comparação com qualquer outro lugar do mundo.”
Existem mais de 5 bilhões de mensagens SMS não criptografadas enviadas nos EUA todos os dias, de acordo com um estudo de 2019 da CTIA. Grande parte desse volume é provavelmente spam e mensagens promocionais, mas o SMS também é o método de mensagens de texto padrão para muitos telefones Android ou usado quando alguém no iMessage envia mensagens de texto com um dispositivo Android. O Google está começando a pressionar fortemente pela adoção do RCS, a tão esperada atualização para o SMS que adiciona recursos como recibos de leitura e, em alguns casos, criptografia. Mas a Apple não mostrou nenhum sinal de que deseja adicionar compatibilidade RCS ao iMessage. Bolhas verdes que se danem.
Cathcart acha que a disponibilidade do WhatsApp no iOS e no Android é um ponto de venda para aqueles que estão frustrados com a experiência de enviar mensagens de texto entre plataformas. Ele diz que a empresa está trabalhando para permitir que você sincronize facilmente seu histórico de bate-papo de um dispositivo iOS para qualquer telefone Android e vice-versa. E no ano passado, o WhatsApp lançou backups totalmente criptografados – algo que a Apple ainda não ofereceu com o iMessage.
Dado o quão mal a marca do Facebook é percebida nos EUA em comparação com outras partes do mundo, o fato de que esse impulso de marketing está chegando depois de o rebrand para Meta é certamente conveniente para o WhatsApp. Assim como a tela que você vê quando abre o aplicativo pela primeira vez, o anúncio de TV exibido neste fim de semana diz que o WhatsApp é “do Meta” e não do Facebook. Cathcart insiste que a mudança da marca Meta não foi um fator no momento do impulso dos EUA; Ainda estou cético.
Cathcart diz que a nova distinção Meta será mais útil em outros países. “Fora dos EUA, acho que será esclarecedor para muitas pessoas que agora podemos falar da empresa Meta versus o produto Facebook”, diz ele. “Vimos às vezes confusão dos usuários, especialmente aqueles que são menos sofisticados, [that] se você usar o termo o Facebook, eles pensam no aplicativo e em seus amigos vendo algo.”
Como Meta sabe de sua própria pesquisa, os aplicativos de mensagens tendem a criar fortes efeitos de rede ao longo do tempo, com os quais pode ser difícil competir. Aplicativos como Snapchat e iMessage, e até mesmo o próprio Messenger do Facebook, são muito mais populares nos EUA do que o WhatsApp. Não está claro se um impulso de marketing mudará isso.
Não há planos para suporte RCS
Embora ele reconheça que o tráfego de SMS migrando para criptografia graças ao RCS é uma coisa boa, Cathcart diz que o WhatsApp não tem intenção de adicionar compatibilidade com RCS. Como o RCS é um padrão aberto, o argumento de Cathcart é que adicionar suporte retardaria o desenvolvimento do WhatsApp. Antes de ingressar na Meta há mais de uma década, ele ajudou a construir a tecnologia de filtragem de spam para o Gmail no Google, onde observou como é difícil iterar rapidamente nos padrões abertos que sustentam o e-mail.
“Certamente para oferecer o nível de segurança, confiabilidade e facilidade de uso dos quais nos orgulhamos, acho que seria muito difícil”, diz ele sobre a adição do suporte RCS. “E não é algo em que estamos trabalhando no momento. Eu nunca vou dizer nunca. É ótimo ver o SMS melhorar. Mas um dos desafios de um sistema descentralizado como esse é que você não pode realmente aumentar a segurança, a facilidade de uso e a confiabilidade disso.”
Foto por WABetaInfo
Embora seja usado principalmente para mensagens individuais, o WhatsApp está trabalhando em recursos adicionais para que grupos maiores se comuniquem mais facilmente, potencialmente colocando-o em concorrência mais direta com serviços como Discord e Reddit. Perguntei a Cathcart sobre um recurso inédito descoberto recentemente no código do WhatsApp chamado Comunidades. Parece voltado para a expansão de grandes bate-papos em grupo para incluir subgrupos e mais controles administrativos. De acordo com Cathcart, o WhatsApp está sendo cada vez mais usado por grupos de pessoas como escolas e grupos religiosos que poderiam se beneficiar de tais recursos.
“Você pode imaginar um diretor querendo poder deletar mensagens dentro da escola que estão sendo enviadas”, diz ele. “Existe uma maneira de estruturar e dar controle administrativo para ajudar comunidades como essa? Achamos que é uma área interessante de oportunidade de produto para nós melhorarmos o WhatsApp, considerando o quanto as pessoas começaram a usar o WhatsApp para isso nos últimos dois anos.”
Além de competir com o iMessage, o maior desafio do WhatsApp para conquistar o mercado americano provavelmente será o relacionamento com sua controladora. Uma atualização da política de privacidade no ano passado que esclareceu como os bate-papos com empresas no WhatsApp podem ser armazenados nos servidores do Facebook, mesmo que ainda estejam criptografados durante o trânsito, foi recebida com forte reação.
“O que aprendemos é que uma comunicação realmente clara, simples e compreensível sobre políticas de privacidade é muito importante”, diz Cathcart. “Essas coisas podem ser complicadas para as pessoas. E vimos muita confusão onde as pessoas pensaram que estávamos mudando algo sobre a privacidade de suas mensagens, muitas pessoas dizendo que podíamos ler suas mensagens. Nada disso era verdade.”
Como Mark Zuckerberg sugeriu no ano passado, a Meta pretende introduzir um novo sistema de contas guarda-chuva para que os usuários possam gerenciar sua identidade no WhatsApp, Instagram, Facebook e outros produtos. Faz parte de um plano de vários anos para eventualmente integrar a arquitetura de mensagens do WhatsApp, Messenger e Instagram para que os usuários possam se comunicar entre eles.
O lançamento de mensagens criptografadas e opt-in no Messenger esta semana é um passo inicial para que os aplicativos sejam mais conectados, diz Cathcart. Até agora, o WhatsApp prosperou em grandes áreas do mundo, mantendo-se amplamente independente de sua empresa-mãe. Agora é uma questão de saber se ele pode fazer o mesmo nos EUA, mesmo quando se aproxima do resto do Meta.