
Os trabalhadores da Amazon alegam que nem todos foram devidamente alertados, pois o que eles pensavam ser fumaça encheu o terceiro andar de um armazém de Bessemer, Alabama, na sexta-feira, de acordo com um relatório do Sindicato de Varejo, Atacado e Loja de Departamento (RWDSU) (via Entrada). Enquanto os trabalhadores do terceiro andar foram instruídos a sair, fazer uma folga voluntária não remunerada (VTO) e evacuar, os funcionários dos outros andares foram supostamente deixados para continuar trabalhando como um vapor não identificado se espalhando por toda a instalação. Mais tarde, descobriu-se que a “fumaça” era óleo vaporizado de um compressor com defeito.
De acordo com o cronograma de eventos do RWDSU, os trabalhadores do terceiro andar foram evacuados por volta das 13h30. Horas depois, os trabalhadores do primeiro andar começaram a ver a substância parecida com fumaça e não evacuaram até as 17h45. Eles supostamente não receberam nenhuma notificação de um alarme de incêndio, gerentes ou através das telas Go e do aplicativo A a Z que a Amazon usa para se comunicar com seus trabalhadores, e supostamente só sabiam evacuar quando mais funcionários souberam da situação.
Quando eles saíram, o RWDSU disse que havia polícia “limitada” e presença de bombeiros. Quando os trabalhadores do turno da noite começaram a chegar às 19h, os funcionários foram instruídos a entrar e começar a trabalhar, apesar da “nublação” presente dentro do prédio.
“No começo, pensei que meus óculos estavam apenas borrados, mas depois o ar ficou mais espesso e meu colega de trabalho disse que achava que era fumaça e que deveríamos sair”, disse Isaiah Thomas, funcionário do armazém da Amazon no local de Bessemer, ao RWDSU. . “Todo mundo estava muito confuso, e a falta de informação nos deixou muito inseguros… Não sei o que eu estava respirando por tanto tempo, e também não sei se ainda está no ar no trabalho hoje. ”
O RWDSU diz que os trabalhadores relataram a situação à Administração de Saúde e Segurança Ocupacional (OSHA) e “estão aguardando mais investigações”. Embora a fumaça provavelmente fosse óleo vaporizado, ainda não está claro se representa algum risco à saúde. Em dezembro, a OSHA abriu uma investigação sobre o colapso de um armazém da Amazon em Illinois que matou seis trabalhadores quando um tornado atingiu o Centro-Oeste.
A porta-voz da Amazon, Kelly Nantel, chamou as alegações do RWDSU de “falsas” em um comunicado ao A Beira. “Um mau funcionamento do compressor de ar resultou na emissão de fumaça do equipamento”, disse Nantel. “Com muita cautela, evacuamos a instalação e ligamos para o corpo de bombeiros local, que respondeu e rapidamente avaliou e liberou o local. Agradecemos que ninguém tenha se ferido e agradecemos as ações rápidas do Corpo de Bombeiros de Bessemer.”
Nantel disse A Beira que a investigação do corpo de bombeiros não encontrou evidências de condições perigosas. Ela também nega a alegação do RWDSU de que os funcionários foram instruídos a sair e tomar VTO ao evacuar, e diz que os funcionários foram pagos por seus turnos inteiros.
A Beira entrou em contato com o RWDSU com um pedido de comentário, mas não recebeu resposta imediatamente.
Os trabalhadores do armazém Bessemer da Amazon há muito lutam para se sindicalizar. Realizou uma eleição sindical em fevereiro passado, na qual um grande número de trabalhadores votou contra a sindicalização. No entanto, os organizadores do sindicato acusaram a Amazon de se intrometer na eleição, alegando que a Amazon tinha acesso a uma caixa de correio que os trabalhadores usavam para votar. Mais tarde, o National Labor Relations Board determinou que a Amazon violou as leis trabalhistas dos EUA e pediu uma nova votação que começou em 4 de fevereiro deste ano e terminou na sexta-feira – assim que a votação do sindicato para um armazém da Amazon Staten Island, Nova York, chamado JFK8, começou. Um armazém separado de Staten Island, LDJ5, também deve começar a ser votado em 25 de abril.
Atualização de 27 de março às 17h46 ET: Atualizado para adicionar contexto em torno do colapso do armazém da Amazon em Edwardsville, Illinois.
Atualização 27 de março 20:04 ET: Atualizado para adicionar a declaração de Kelly Nantel a A Verge.
Atualização 27 de março às 20h30 ET: Atualizado para adicionar contexto adicional do Nantel.