
Mazda Motor Corp.
Mazda Co-Pilot Concept
Os novos Mazda precisam de uma tecnologia que deteta problemas de saúde repentinos, parando ou carro para evitar acidentes.
Os carros já sabem estacionar, avisar condutores sonolentos, não sair da faixa de rodagem e proporções melhores rotas para chegar ao destino. Mas a Mazda conseguiu subir a parada: os novos carros da marca saberão quando os condutores têm um AVC ou um ataque cardíaco.
Além disso, de acordo com o Tech Xplore, em 2025, os carros serão capazes de detectar um problema de saúde arrependido para avisar o condutor.
Segundo o fabricante japonês de automóveis, a tecnologia dos novos carros envolve o uso de Câmaras dentro do carro – sem percorrer sensores a laser ou outras tecnologias mais intrusivas – e será utilizado não só em modelos de luxo, como também em modelos mais ganhos.
A Mazda tem estado a trabalhar com especialistas médicos para analisar os dados das imagens recolhidas para perceber como é que é um condutor saudável, em condições de um condutor incapacitado.
Uma vez reconhecida um problema, o Conceito de co-piloto, que ainda não tem um nome oficial, irá parar o carro num local seguro, tal como a berma da estrada, o mais rapidamente possível.
Apesar de os sinais de aviso ainda não foram definidos totalmente, o carro buzinará, com os piscas ligados, e fará uma chamada para os serviços de emergência e para a polícia.
Quanto às questões de privacidade, a Mazda garante que os dados pessoais não sairão do carro.
Takahiro Tochioka, o engenheiro responsável pelo Co-Pilot Concept, disse que a marca está a trabalhar em formas de o carro conseguir prever um problema de saúde, mesmo que não esteja consciente do mesmo. Para isso, serão usados dados sobre a forma como o condutor foca a sua visão, o balançar da cabeça, ligeiras anomalias nos hábitos de condução e outras mudanças subtis.
“E irá avisar os condutores mesmo antes dos sintomas reais aparecerem”, garantiu.
A tecnologia é prometedora para uma das sociedades mais envelhecidas do mundo, mas há outros grandes fabricantes de automóveis a trabalhar em tecnologias semelhantes, incluindo um Volkswagen e a Toyota Motor Corp.