
A Sony está pronta para lutar com um novo telefone 5G com câmera – o Xperia Pro-I – na batalha pela supremacia das câmeras do smartphone. Menos de 12 horas depois que as avaliações do Google Pixel 6 e Pixel 6 Pro começaram a cair on-line, e todos os entusiastas de câmeras tentando determinar se o Pixel 6 Pro ou o iPhone 13 Pro Max tem a melhor câmera para smartphone, a Sony quer estar no misture com o Xperia Pro-I.
O “I” no Xperia Pro-I significa imagem, que homenageia a linha popular da Sony de câmeras de lentes intercambiáveis sem espelho Alpha e câmeras de vídeo profissionais, em vez de nomes de modelos de câmeras automáticas como a Sony RX100 VII (Mark 7 ) Pelo menos é o que nos disseram os representantes da Sony que estavam informando os jornalistas antes deste evento. A estrela do show é obviamente a tecnologia de câmera deste dispositivo, então é totalmente justo pensar no Xperia Pro-I como uma câmera que vem com um telefone acoplado.
Afinal, é notável por usar um sensor de imagem Exmor RS do tipo 1.0 semelhante com AF de detecção de fase (autofoco) que alimenta o RX100 VII, o point-and-shooter preferido de vloggers e turistas. Este grande sensor de câmera de 1 polegada permite “excelente desempenho em baixa luminosidade, alta faixa dinâmica e belo bokeh”, de acordo com a Sony. Contudo, DPReview notas que, embora este sensor de 1 polegada tenha 20 megapixels no total, o Xperia Pro-I só faz uso de parte do sensor, o que significa que ele produz uma imagem de 12 megapixels neste dispositivo.
Embora raro, a Sony não é a primeira a incluir um sensor de 1 polegada em um telefone. O Aquos R6 da Sharp tinha um quando foi anunciado no início deste ano, assim como o CM1 da Panasonic de 2014.
O Xperia Pro-I da Sony tem um total de três câmeras de 12 megapixels na parte traseira (uma principal, ultralarga e telefoto) e uma câmera de 8 megapixels na frente. Enquanto essas câmeras parecem de baixa resolução, o representante da Sony estava muito ansioso para explicar que elas contêm menos, mas maiores (2,4 µm) pixels, onde cada pixel captura mais detalhes, mais alcance dinâmico e maior profundidade de campo. A empresa parece confiante de que não precisa buscar contagens mais altas de megapixels como seus rivais.
As câmeras traseiras do Xperia Pro-I usam três lentes de vidro da Zeiss. Sua lente principal de 24 mm tem abertura dupla (f2.0 / f4.4) que permite alterar a profundidade de campo mais rapidamente para criar um “bokeh autêntico”, em vez do efeito bokeh digital criado por software que outros telefones produzem.

O Xperia Pro-I inclui o mesmo processador de imagem BIONZ X encontrado na câmera sem espelho profissional A9 da Sony para esportes, que permite tirar até 20fps em fotos burst semelhantes aos smartphones recentes da Sony, como o Xperia 1 III. Esta é a rara câmera do smartphone que tem foco automático rápido e é capaz de rastrear os olhos em tempo real (humanos e animais) tanto em fotos quanto em vídeos. Por falar em vídeos, a Sony afirma que o Xperia Pro-I é o primeiro smartphone do mundo que pode gravar vídeos em 4K a 120fps e ser capaz de preservar todos os 120 frames. Enquanto outros smartphones podem gravar vídeos em 4K, eles geralmente compactam os quadros em um arquivo menor, o que significa que você não terá tanto controle na pós-produção.
No lado do telefone do Xperia Pro-I, ele tem uma tela OLED de 21: 9 3840×1644 de 6,5 polegadas, com taxa de atualização de 120 Hz, em uma proporção de aspecto 21: 9 relativamente fina. Ele é alimentado pelo processador Qualcomm Snapdragon 888 5G e os modelos desbloqueados devem funcionar na maioria das redes 4G no mundo, bem como 5G sub-6GHz. Há 12 GB de RAM, 512 GB de armazenamento interno, um slot para cartão microSDXC e uma bateria de 4.500 mAh que pode ser carregada rapidamente a 30W. Apesar de suas especificações premium e modernas, o Xperia Pro-I ainda tem um conector de áudio de 3,5 mm para criadores que precisam conectar um microfone e um orifício de alça para inserir uma alça de pulso por segurança.
O Xperia Pro-I será lançado em dezembro de 2021 por $ 1.800 (£ 1.599). Esse é o mesmo preço do dobrável carro-chefe da Samsung, o Z Fold 3, e US $ 200 a mais que o modelo de 1 TB do iPhone 13 Pro Max da Apple, que custa US $ 1.599. É também mais do que um RX 100 VII da Sony de US $ 1.300 e o mesmo preço do Sony A7C full-frame de US $ 1.800. Mas o objetivo da Sony com o Xperia Pro-I é fornecer um dispositivo que pode fazer tudo, combinando a qualidade de uma câmera aponte e dispare dedicada com um telefone 5G fino (0,35 polegada).
As pré-encomendas do Sony Xperia Pro-I começarão em 28 de outubro de 2021 às 10:00 ET.