
“Sombras do Passado”: a série de ação e espiões que chegou nos últimos dias à Netflix
Tem oito episódios e foca-se numa antiga espia russa que entretanto construiu uma nova identidade.
Chama-se “Sombras do Passado” e é uma das novas séries da Netflix — estreou na plataforma de streaming na sexta-feira, 28 de janeiro. Ao todo, são oito episódios que contam uma história de suspense e ação passada na Europa.
A série arranca em Madrid, a capital espanhola. Numa festa num terraço, entre cocktails, os olhos de um dos convidados tornam-se brancos — como se aquela pessoa tivesse sido possuída. A seguir, atira outro convidado do terraço e é imediatamente assassinado pelos seguranças. Há mais incidentes bizarros e semelhantes a acontecerem noutras zonas da cidade.
Em simultâneo, algo muito mais banal decorre em Madrid. Uma equipa juvenil americana de patinagem está na cidade para participar numa competição. Para grande vergonha e constrangimento de Becca, a sua mãe Jenny veio com ela e as duas viajam num carro à parte.
Jenny, uma mãe solteira bastante protetora, deixa Becca no quarto de hotel para ir a uma loja comprar-lhe um produto. É nessa altura que é gaseada e perde os sentidos. Quando acorda, está num local estranho com um agente da CIA que mais tarde descobre chamar-se Chauncey Lu.
O agente alega que Jenny costumava dar pelo nome de Anya — era uma espia russa que foi responsável por uma série de mortes na Europa antes de abandonar o KGB, pouco tempo antes de a União Soviética colapsar nos anos 90.
Jenny nega todas aquelas alegações, mas quando a sua vida é ameaçada, as suas habilidades de luta — há muito tempo adormecidas — vêm ao de cima de forma bastante evidente. Ela acaba por voltar ao hotel — onde Becca continua a vê-la como a aborrecida mãe galinha. Chauncey Lu continua presente e faz-lhe um ultimato: ou ela começa a fazer missões para a CIA, ou é acusada e detida por crimes de espionagem. Jenny está determinada a fazer tudo para proteger a filha e a vida que construiu para si.
A sua primeira missão, portanto, é conseguir ter acesso a um determinado hospital militar. Lá dentro está um traficante de armas associado às pessoas envolvidas naqueles atos de violência aleatórios que vimos no início da história.
Aos poucos, vamos descobrir que Jenny tem uma habilidade que a torna muito especial. É o resultado de uma experiência científica secreta orquestrada pelo KGB. É esta a premissa de “Sombras do Passado”, que também faz incursões — em modo flashback — aos tempos em que Anya estava no ativo.
A série não está a ser particularmente elogiada pela crítica, mas pode ser uma boa opção para os fãs de histórias de espiões e ação — com um toque sobrenatural pelo meio. O elenco inclui nomes como Margarita Levieva, Cillian O’Sullivan, Lydia Fleming, Charles Brice, Stasya Miloslavskaya, Alyona Khmelnitskaya e Lola Mae Loughran.
Carregue na galeria para conhecer outras séries das plataformas de streaming (e canais de televisão).