
Portugal registou 60.083 novos casos e 139 mortes por Covid-19 na semana passada
O R(t) está a aumentar em quase todo o País, sendo este mais elevado nas regiões Norte e Centro.
Há menos doentes nos cuidados intensivos.
Entre 12 e 18 de abril, Portugal registou 60.083 novos casos de infeção de Covid-19 e 139 mortes devido ao vírus. Já o número nos cuidados intensivos baixou de 60 para 46, revelou a Direção-Geral da Saúde.
De acordo com o último boletim epidemiológico semanal, o número de novos casos aumentou em 706 — na semana anterior havia 59.377 novos casos de infeção. Por outro lado, houve uma redução no número de mortes. Na semana entre 12 e 18 de abril, morreram menos nove pessoas do que no mesmo período da outra semana. Na última segunda-feira, 11, estavam internadas 1207 pessoas — mais 35 casos do que o número verificado uma semana antes.
O Relatório de Monitorização da Situação Epidemiológica apresentado esta sexta-feira, 22 de abril, revela um R(t) com um valor igual a 1 a nível nacional, sendo este superior nas regiões Norte (1,08) e Centro (1,02).
“A epidemia mantém transmissibilidade muito elevada, com tendência estável. O sistema de saúde apresenta capacidade de acomodar um aumento de procura por doentes com covid-19. O impacto na mortalidade geral é reduzido, não obstante a mortalidade específica de covid-19 se encontrar acima do valor de referência definido pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) e com tendência estável”, lê-se no relatório, citado pelo “Público”.
Recorde-se que esta sexta-feira, o uso obrigatório das máscaras caiu. Existem, no entanto, algumas exceções. Pode ler o artigo da NiT para as conhecer.