
Registados mais de 2 milhões de novos casos diários de Covid-19 em todo o mundo
Só nos Estados Unidos foram diagnosticadas 1,06 milhões de pessoas nesta segunda-feira, 3 de janeiro.
O número de mortes pela doença continua em queda.
Impulsionado pelos EUA, o número de novos casos diários de Covid-19 em todo o mundo ultrapassou, pela primeira vez, a barreira dos dois milhões. Para o atual recorde de 2,4 milhões, o país presidido por Joe Biden contribuiu com 1,06 milhões de infeções. Os dados são da publicação digital “Our World in Data”, da Universidade de Oxford, e dizem respeito ao dia 3 de janeiro. O recorde anterior datava de 30 de dezembro de 2021, quando foram contabilizados 1,95 milhões de diagnósticos a nível global.
Apesar do aumento substancial da quantidade de infetados, estimulada em grande parte pela variante Ómicron, mais transmissível, o número de mortes pela doença continua em queda. Nos últimos sete dias, a média de óbitos caiu para valores inferiores a 6.000, o que não acontecia desde outubro de 2020. Até ao momento, o maior número de mortes em 24 horas no mundo aconteceu a 20 de janeiro de 2021, altura em que se registaram 18.062.
Os Estados Unidos atingiram um novo máximo mundial, no que ao número de casos positivos detetados em 24 horas diz respeito, quatro dias depois do último, que já era seu e contabilizou 590.000 pessoas infetadas. Anthony Fauci, o principal conselheiro da Casa Branca para a crise de saúde, afirmou a 2 de janeiro que o aumento do número de casos de Covid-19 no país segue uma curva “quase vertical”.
Apesar de já bastante elevada, a quantidade real pode ser ainda maior, visto que muitos norte-americanos estão a usar autotestes para confirmar contágios e os resultados dos mesmos não são comunicados às autoridades oficiais.
O país, que desde o início da pandemia já contabilizou mais de 56 milhões de casos de infeção e de 800.00 mortes, também lidera o mundo no número médio diário de novos óbitos. Todos os dias, são responsáveis por uma em cada cinco registadas.
Embora o valor absoluto seja bastante elevado, corresponde apenas a cerca de 0,3 por cento da população norte-americana, composta por 329,5 milhões de habitantes. Na última sexta-feira, 31 de dezembro, também Portugal atingiu esta percentagem ao registar 30.829 casos diários de infeção, o que corresponde a cerca de 0,3 por cento do total de 10,31 milhões de habitantes em território nacional, informa o jornal “Público”.