
Quer emagrecer? Tremer de frio e correr no inverno podem ajudar a perder peso
Treinar com baixas temperaturas estimula o corpo a libertar a hormona irisina que aumenta a queima de gordura.
Correr com neve pode ajudar a perder peso.
O Inverno está a chegar e as temperaturas já começaram a baixar. Se sente que precisa de perder uns quilos extra até ao Natal, a corrida ao ar livre pode ser a solução. O treino físico com baixas temperaturas ajuda a acelerar o metabolismo e a emagrece mais depressa. Não acredita?
Praticar exercício físico quanto está frio estimula o corpo a libertar irisina. Esta hormona aumenta a queima de gordura e ativa o sistema de recompensa do cérebro (responsável pela sensação de prazer).
“Estar activo no tempo mais frio (correr ao livre, por exemplo) combina dois estímulos para a libertação de irisina — a prática da corrida e o tremer (algo que fazemos de forma quase involuntária quando sentimos frio). A contracção muscular de ambos liberta esta hormona, o que aumenta o gasto calórico”, diz a psicóloga Kelly McGonigal, autora do livro “The Joy of Movement”. E quando os seus níveis de irisina são elevados, a sua motivação também aumenta.
Para não mencionar que o inverno é o clima ideal para aumentar a resistência e a distância percorrida. “Treinar no frio provoca um maior consumo de energia para manter o equilíbrio da temperatura corporal e, por isso, pode aumentar a quantidade de calorias queimadas durante o exercício”, explica o personal trainer Carlos Bruce.
Segundo o PT, para queimar mais calorias e emagrecer mais rapidamente, deve fazer um aquecimento intensivo antes da corrida para acelarar o metabolismo. “Além disso, é recomendado evitar fazer uma alimentação com muitos alimentos gordurosos ou com muitos carboidratos — o que é mais comum no inverno, pois ajuda o corpo a ter energia para aquecer.”
Mesmo que esteja habituado às baixas temperaturas, deve preparar o corpo para um treino de inverno. O ideal é fazer alguns alongamentos ou outro aquecimento quando ainda estiver dentro de casa para aumentar a temperatura corporal — e, assim, estar pronto para a corrida no momento em que sair da porta.
Além de ajudar a emagrecer, treinar no inverno também traz outros benefícios para a saúde.
Vantagens de treinar quando está muito frio
Fortalece o sistema imunitário
A exposição repetida e frequente ao frio, além de habituar o corpo às baixas temperaturas, também ajuda a aumentar a atividade do sistema imunitário, podendo reduzir o risco de ter doenças comuns, como gripe ou constipação.
Previne doenças cardíacas
Ao treinar quando as temperaturas estão baixas, o coração precisa de bombear o sangue mais rapidamente para conseguir aquecer todo o corpo. Desta forma, existe um aumento da circulação sanguínea que ajuda a reduzir a pressão arterial e a limpar as artérias, evitando doenças cardiovasculares como hipertensão, AVC e até enfarte.
Melhora o funcionamento dos pulmões
Respirar durante os treinos ao frio pode ser um pouco mais difícil devido à diferença de temperatura, no entanto, esta alteração ajuda o corpo e treina os pulmões a utilizar o oxigénio de forma mais eficiente, melhorando a performance durante os exercícios e a energia durante o dia a dia.
Aumenta a resistência
Treinar ao frio provoca um aumento no esforço do corpo— especialmente dos sistemas cardiovascular e respiratório. E este aumento do esforço é bom para aumentar a resistência do corpo, desde que não seja em excesso.
Deixa a pele e os cabelo mais bonitos
Uma das formas mais naturais de manter a pele bonita consiste em utilizar água fria porque ajuda a fechar os poros, evitando o surgimento de pontos negros, brancos e oleosidade excessiva. Treinar num ambiente frio tem o mesmo efeito. Além disso, o frio também traz benefícios para o cabelo porque ajuda a melhorar a saúde dos folículos capilares, impedindo a queda excessiva.
Como se vestir para os seus treinos de Inverno
A regra de ouro: vista-se de modo a sentir um pouco frio à saída para o treino de Inverno. Por exemplo, se estiver a ficar activo no exterior a temperaturas de 4 a 10 graus Celsius, uma camisola com um casaco e luvas leves será suficiente, especialmente depois de aquecer. Claro que quanto mais baixa for a temperatura, mais camadas deve vestir.
Carregue na galeria para ver as peças essenciais que a vão manter quente e confortável durante a sua corrida no Inverno.