
Covid-19: Portugal pode estar a entrar na sexta vaga da pandemia
O índice de transmissibilidade (Rt) subiu para 1,17. Especialistas relacionam este aumento com o fim do uso da máscara.
A incidência aumentou de 8.763 para 14.267 casos.
A promulgação do fim do uso de máscara obrigatório parecia indicar a entrada na fase final da pandemia. No entanto, de acordo com um relatório do Instituto Superior Técnico (IST) sobre a pandemia, registou-se uma subida acentuada no índice de transmissibilidade (Rt) para 1,17, o que demonstra que podemos estar perante uma sexta vaga de infeções.
“A possibilidade de uma sexta vaga está a desenhar-se de forma muito intensa”, conclui o grupo que trabalhou no documento, composto por Henrique Oliveira, Pedro Amaral, José Rui Figueira e Ana Serro. A comparação da recente avaliação face ao relatório anterior, de 19 de abril, revela que a incidência aumentou de 8,763 para 14,262 casos.
Os especialistas acreditam que o fim da obrigatoriedade no uso de máscara levou ao aumento acentuado dos número de infeções, referindo um “excesso de contágios” num ambiente laboral. Por oturo lado, acreditam que a mesma decisão foi a melhor escolha no contexto escolar.
“A sua eliminação em contexto laboral e a não recomendação de teletrabalho quando este é possível, provoca um excesso de contágios que, segundo os nossos modelos, está a contribuir fortemente para a subida presente”, esclarece o relatório do IST, citado pela Lusa.
Recorde-se que o uso de máscara passou a ser facultativo no dia 22 de abril. As exceções são os hospitais, centros de saúde ou similares, os lares de idosos, os serviços de apoio domiciliário, as unidades de cuidados continuados e os transportes coletivos de passageiros.