
Infeções por Covid-19 a baixar: pico da quinta vaga em Portugal já terá sido atingido
A atual vaga da pandemia deverá terminar nas próximas semanas. Também o número de mortes e internamentos será mais baixo.
O número de casos deverá descer durante este mês de fevereiro.
Nos últimas semanas, Portugal tem batido recordes no número de contágios por Covid-19. Especialistas afirmam que o País já poderá estar no pico de infeções desta nova vaga e que deverá descer durante as próximas semanas. Também o número de mortes e de internamentos nos hospitais deverá ser menor durante este mês de fevereiro.
“O Rt [índice de transmissibilidade do vírus] em todo o País está em descida acentuada e já se aproxima de 1 em média geométrica a sete dias, o que indica que o pico da incidência já está a ser atingido”, lê-se um recente relatório do Instituto Superior Técnico (IST) a que a Lusa teve acesso, aqui citado pelo “Notícias ao Minuto”.
Segundo o documento, o pico foi atingido quando se registou uma média a sete dias de 60 mil casos, um valor real que se situava entre as 130 e os 150 mil. “Em fevereiro a tendência será de descida gradual da incidência, que depois passará a muito acentuada.”
Nos próximos dias poderá existir um ligeiro aumento de internamentos e óbitos, mas o valor irá descer — tal como o número de infeções. A previsão indica que Portugal não irá passar os 2.500 doentes hospitalizados em enfermaria e os 200 nos cuidados intensivos.
“A mortalidade será um pouco mais alta do que o esperado pelo arrastamento do pico da incidência para o início deste mês”, continua o relatório. Outra das conclusões é que que a partir do final de fevereiro toda a população terá uma imunidade mais generalizada ao vírus.