
Se não quer perder uma onda estas são as escolas onde pode aprender a surfar
Verão significa diversão e esta é uma das modalidades mais procuradas para aproveitar a estação em grande estilo.
A chegada do bom tempo leva milhares de portugueses às praias. De norte a sul do País os areais enchem e as águas (quando convidam) também. Porém, seja verão ou inverno, existem atletas que não perdem uma onda.
A origem do surf é disputada entre os povos peruanos e polinésios. Seja qual for a origem geográfica exata, a prática de deslizar sobre as ondas é conhecida há muito tempo. A modalidade tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal e, apesar do buzz mediático gerado em torno das ondas nacionais, muitos dos 200 mil surfistas nacionais procuram a modalidade pelos benefícios que traz para a saúde.
Com a aproximação dos meses do verão, começa a preocupação em atingir uma boa forma física. Em vez de optar por fazer exercício físico num ginásio, fechado entre quatro paredes, pode optar por fazer aulas de surf e tonificar o corpo enquanto no meio das ondas.
A prática desta modalidade implica nadar, remar e manter-se em pé nas pranchas durante longos períodos de tempo. Este esforço faz com que o corpo ganhe resistência através do trabalho do coração e dos pulmões. Ao fim de algumas aulas vai notar que já não se sente tão ofegante e não sentir tanto cansaço. Tudo isso são sinais da melhoria da sua aptidão cardiorrespiratória.
Sendo um desporto praticado dentro de água, é com a força do mar que o surfista tem de lidar. Nesse sentido, exige o esforço de quase todos os músculos, ossos e tendões, o que faz desta uma das modalidades mais completas. Além de ajudar a prevenir doenças do coração, melhora o equilíbrio e a coordenação motora.
Esta modalidade promove também a saúde mental, porque permite um grande contacto com a natureza, sendo, por isso, associado à gestão de stress e ao relaxamento.
Motivos para subir para cima da prancha e deixar que os miúdos também o façam, não faltam. Se o fizer pela primeira vez, não se preocupe. É para isso que os meses quentes servem: experimentar coisas novas e divertidas, como fazer surf e engolir uns pirolitos pelo meio.
Carregue na galeria para conhecer algumas escolas de surf do País, onde pode experimentar, com ou sem miúdos este desporto radical.