
O grupo SpiceDao gastou muito dinheiro em ‘Duna’, mas acredita que vai ganhar muito mais por causa do NFT. E há outra sugestão: queimar o livro!
O que une um livro de ficção científica, publicado em 1965, e um NFT, muito popularizado em 2021? Esta notícia insolita.
Primeiro, convém lembrar o que é um NFT. Uma sigla significa token não fungível, ou seja, “senha não fungível”.
Um NFT um tipo especial de símbolo criptográfico que representa algo único. Um NFT pode verificar a titularidade de um arquivo digital. Uma imagem de computador pode ser copiada e colada infinitamente, várias cópias de um original desconhecido; um arquivo que seja associado a um NFT permite saber qual o arquivo original e quem é o seu dono.
A “explosão” deste termo aconteceu no ano passado, quando uma “colagem digital” do artista Beeple foi vendido em leilão por quase 60 milhões de euros (grave em obras não físicas).
Contexto superado, agora aparece na narrativa ‘Duna’, um livro escrito por Frank Herbert e que será o livro de ficção científica mais vendido de sempre. Esta estória futurista custaria de compra definida de euros, num processo.
Mas o SpiceDAO, um grupo de “fanáticos” pelo mundo criptográfico, decidiu gastar 2,66 milhões de euros para comprar esse livro. E gastou mesmo.
Porque? Porque os membros desse grupo acreditarão que a cópia que compraram será a versão única impressa de ‘Duna’. E também acredita que vai ganhar muito mais do que 2,66 milhões de euros, por causa dos direitos de autor, quando a versão original fosse comprovada através do…NFT.
Na página do grupo no Twitter, lê-se: “Ganhámos o leilão, por 2,66 milhões de euros. Agora a nossa missão é: tornar o livro público (na medida permitida por lei), produzir uma série limitada desenhos animados inspirado no livro evendê-la um serviço de streaming, e projetos selecionados da comunidade”.
Ganhamos o leilão por 2,66 milhões de euros. Agora nossa missão é:
1. Tornar o livro público (na medida permitida por lei)
2. Produza uma série limitada de animação original inspirada no livro e venda-a para um serviço de streaming
3. Apoiar projetos derivados da comunidade pic.twitter.com/g4QnF6YZBp
— Spice DAO (🏜,🏜) (@TheSpiceDAO) 15 de janeiro de 2022
No entanto, lembrou o portal IFLScience, este grupo não comprou nada disso. Não tem direitos para tal. Compro um livro. Assim.
E, no meio do fórum, lê-se outra ideia extraordinária: comprar o livro, transformar em tudo imagens e, depois, queimar o livro. Assim, como “cópias” existentes do livroún seriam tais imagens.
Livro que aumentaria o valor único da cadeia que esse processo iriam, que iriam ficar próximo da garantia de que esta seria mais cópia legal do iriam Além disso, filmar o momento em que queimam o livro seria um “golpe de marketing incrível!”.
A ideia principal do SpiceDAO parece mesmo ser criar uma série de desenhos baseados no livro. E depois disponibilizar o livro publicamente.
Mas falta o detalhe: este grupo não passou a ser o detentor dos direitos de autor, por ter comprado uma cópia do livro. Caso avancem para os desenhos animados, vão ter problemas com a…que tem os direitos de autor de ‘Duna’.