
Enquanto muita conversa sobre o metaverso tem se concentrado em experiências de realidade virtual que usam um fone de ouvido de RV para colocar as pessoas em ambientes digitais, outras abordagens usam realidade aumentada (AR) ou realidade mista (XR) para misturar elementos digitais e físicos. Hoje, na Augmented World Expo, a Qualcomm está revelando sua plataforma de desenvolvedor Snapdragon Spaces XR, um kit que ajudará os desenvolvedores a expandir os aplicativos existentes e criar novos para aproveitar as vantagens dos dispositivos de RA que você usa na cabeça.
O anúncio de hoje não inclui menção ao novo hardware, no entanto, a Qualcomm está alinhando alguns parceiros importantes para o futuro de realidade mista que está planejando na última década. Eles incluem a Niantic e sua plataforma Lightship recentemente revelada para “aplicativos de metaverso do mundo real”, bem como OEMs de hardware, incluindo Lenovo, Motorola, Oppo e Xiaomi. Os óculos ThinkReality A3 da Lenovo, baseados no design de referência do XR1 Smart Viewer da Qualcomm, serão os primeiros a “comercializar” o Snapdragon Spaces no próximo ano. A T-Mobile é a “parceira líder no lançamento de 5G” e trabalhará com startups e desenvolvedores por meio de seus Programa T-Mobile Accelerator.
Imagem: Qualcomm
O Snapdragon Spaces se destina a sustentar um ecossistema “aberto” e “entre dispositivos”, com APIs que são agnósticas de hardware para que os desenvolvedores de software possam ser executados em muitos tipos diferentes de plataformas, incluindo óculos AR ou headsets AR completos que se parecem mais com o HoloLens da Microsoft . De acordo com a Qualcomm, esta é “a primeira plataforma de AR otimizada para óculos AR acoplados a smartphones com um tempo de execução compatível com OpenXR”. Ele também tem suporte para as ferramentas familiares de desenvolvedor Unreal Engine 4 e Unity.
Já está disponível para desenvolvedores “selecionados” como Holo One e NZXT. O acesso para todos chegará no início do próximo ano, com ferramentas para rastreamento de mãos, reconhecimento e rastreamento de imagens, rastreamento de posição e assim por diante. A Qualcomm também anunciou que adquiriu ativos da HINS SAS e de sua subsidiária, Clay AIR, para rastreamento de mãos e reconhecimento de gestos, enquanto uma parceria com a Wikitude abrirá acesso para 150.000 desenvolvedores registrados dessa plataforma de desenvolvimento de AR.
À medida que o 5G se torna amplamente disponível em mais dispositivos móveis (muitos dos quais são equipados com hardware Qualcomm), a ideia é que a RA como um recurso de segunda tela para aplicativos também será onipresente. Isso inclui faixas de RA que se sobrepõem à sua sala de estar para uma experiência semelhante à do Anki Drive ou uma IU de smartwatch flutuante que só você pode ver. Já existem experiências de realidade aumentada disponíveis para dispositivos móveis que podem ajudá-lo a comprar móveis e visualizá-los dentro de sua casa, mas a ideia é torná-los mais fáceis de construir, portar de plataforma em plataforma e preparar para uso em fones de ouvido.