
Os ingredientes que deve substituir para tornar um saboroso hambúrguer mais fit
Não terá de trocar a carne por tofu nem o queijo por vegetais. São alternativas simples e com produtos que todos temos em casa.
Uma das comidas preferidas de miúdos e adultos.
As refeições em família, no verão, têm outro significado. O bom tempo convida a aproveitar o sol numa reunião à mesa, no jardim ou na varanda. É certo que nesta época do ano muitos preferem comida mais leve e saudável, como um peixe grelhado com uma salada a acompanhar. Porém, não há como negar que mesmo quando as temperaturas não a recomendam, nem sempre conseguimos resistir à comida de conforto. Para muitos, isso significa trincar um hambúrguer com queijo a derreter.
Bem longe de ser considerada comida saudável, a fast food pode funcionar como um aconchego, um guilty pleasure — e não precisa ser completamente evitada. Uma boa opção passa por substituir os ingredientes mais problemáticos por outros mais saudáveis. É possível preparar um hambúrguer com menos gordura e nutricionalmente mais rico, mas igualmente delicioso. E atenção: sem que deixe de ser realmente um hambúrguer.
A primeira alteração que pode fazer é o pão. O ideal seria não o incluir de todo mas, se decidir fazê-lo, troque a versão normal por uma integral, mais escura, ou sem trigo. Opte por pão de fabrico caseiro com fermento biológico e feito com uma variedade de farinhas como aveia, trigo sarraceno, batata doce, arroz integral, espelta ou kamut— o importante é variar.
Se também não conseguir resistir ao queijo, escolha a versão magra. Além de proporcionarem uma boa quantidade de proteína, apresentam um teor calórico mais baixo. Carregue na galeria para descobrir outras alterações simples que pode fazer para preparar um hambúrguer mais fit.