
A atualização mais recente do Chromebook do Google adiciona um recurso que informa se o seu cabo USB-C tem funcionalidade limitada, anunciou a empresa na sexta-feira. Os cabos USB-C podem ter recursos muito variados, oferecendo diferentes velocidades de carregamento e transferência de dados cabo a cabo, portanto, esse novo recurso do Chromebook parece ser uma ferramenta útil para ajudar a solucionar problemas.
“Os Chromebooks qualificados irão notificá-lo se o cabo USB-C que você está usando não for compatível com telas ou não estiver funcionando perfeitamente para o seu laptop”, Google diz em um post do blog. “Você também receberá uma notificação se o cabo que estiver usando não for compatível com os padrões USB4 / Thunderbolt 3 de alto desempenho que seu Chromebook suporta.” O novo recurso está chegando primeiro aos Chromebooks com CPUs Intel Core de 11ª ou 12ª geração que suportam USB4 ou Thunderbolt, de acordo com o blog, “com mais dispositivos por vir”.
O Google está ciente de alguns dos desafios dos cabos USB-C, com o funcionário Benson Leung fazendo ondas com seus testes e análises de cabos USB-C, incluindo um que destruiu seu Chromebook Pixel. A situação melhorou desde então, mas ainda pode ser difícil saber exatamente qual cabo USB-C faz o quê, então esta nova notificação do Google é uma adição bem-vinda aos seus Chromebooks e, sem surpresa, temos Benson e o resto da equipe para agradecer por isso.
A nova atualização também inclui mais alguns recursos. O Google está atualizando o recurso de lupa de tela dividida para que você possa redimensionar a parte ampliada da tela, permitindo que você escolha se deseja ver mais ou menos a área ampliada. Aqui está um GIF do Google mostrando como isso funciona:
A empresa também está lançando Aplicativo de caligrafia cursiva para todos os Chromebooks compatíveis com canetas.
Atualização em 27 de maio, 15h ET: Adicionado tweet de Benson Leung.