
Ómega 3: a gordura que precisa para melhorar a saúde cerebral e reduzir inflamação
Só conseguimos obtê-la através da alimentação e traz tantos benefícios para a saúde que convém incluí-la na dieta.
É uma gordura muito importante.
Provavelmente já leu em vários rótulos a expressão “rico em ómega 3”, incluindo nos dos comprimidos e óleos essenciais que se encontram no corredor dos suplementos. Talvez saiba que é uma gordura benéfica para a saúde, e que está presente no salmão, mas será que conhece realmente os benefícios destes ácidos gordos?
O impacto dos hábitos alimentares ocidentais tem sido bastante investigado ao longo dos últimos anos e os resultados apontam para a mesma conclusão: uma dieta rica em gorduras, açúcar e sal, e pobre em hortícolas, fruta (fibras e vitaminas) e peixes gordos (boas fontes de ácidos gordos ómega 3) promove o aumento dos casos de depressão, ansiedade e alterações de humor.
“Este é um tipo de suplemento que só obtemos através da alimentação, uma vez que o nosso corpo não o produz”, começa por dizer a nutricionista Sónia Marcelo à NiT. Mas não é só o salmão que contém esta gordura, uma vez que está presente na maioria dos peixes, como atum, cavala, arenque, dourada, sável, chicharro, congro, sardinha, enguia e ainda no óleo de fígado de bacalhau, no caranguejo, camarão e até em algas. Isto apenas nos produtos oriundos do mar.
Os espinafres, beldroegas, espinafres, alho francês, couves de folha verde escura, cogumelos, brócolos, nozes e sementes de linhaça e chia também são ricos em ómega 3. Mas afinal para que precisamos desta gordura? “Além de auxiliar a função cardiovascular e o metabolismo, ainda melhora o sistema imunológico, diminui os triglicéridos, melhora a função cognitiva e o colesterol bom (HDL)”, afirma a especialista em nutrição.
A ómega 3 é uma gordura boa e rica em EPA e DHA que melhoram o funcionamento do cérebro e reduzem a ansiedade. Alguns estudos verificaram que o baixo consumo de ómega 3 poderia estar relacionado com várias doenças, incluindo patologias como a depressão e a ansiedade. Além de ser importante consumir alimentos ricos nesta gordura, em alguns casos, pode ser necessário acrescentar suplementos de ómega 3 à dieta — devem ser prescritos por um profissional.
Carregue na galeria para descobir quais que são os dez peixes mais saudáveis e com maior teor de ómega-3.