
Em 2012, farto do lamentável estado dos gabinetes de computador de fator de forma pequeno (SFF), dois usuários no fórum da comunidade HardOCP decidiu criar o seu próprio. Wahaha360 e Necere apareceram com mais de $ 200 Ncase M1, uma maravilha de 12,7 litros projetada para dar um bom uso a cada centímetro cúbico desse espaço. Surpreendentemente, eles conseguiram atrair a atenção do renomado fabricante de PCs Lian-Li para fabricar pequenos lotes de sua caixa com financiamento coletivo em alumínio de alta qualidade, e o resultado foi recebido com críticas entusiasmadas.
Nove anos depois, porém, Ncase anunciou que está interrompendo o M1 para sempre.
É uma situação estranha. Ontem, a empresa postou que tinha descontinuado o M1 inteiramente – mas durante a noite, o post foi atualizado para ler que é apenas o design “clássico” atual que se foi para sempre.
Ncase conta The Verge isso porque há um sucessor a caminho. “Posso dizer que o que estamos trabalhando seguirá a fórmula que o M1 foi pioneiro, atualizado e modernizado para refletir melhor o mercado de hardware atual”, diz Ncase, acrescentando:
As placas de vídeo, especialmente, em média ficaram significativamente maiores nos últimos dois anos – um fato que prejudicou a compatibilidade do M1, que antes era muito boa para seu tamanho. O M1 já era altamente otimizado em termos de espaço, portanto, acomodar esses cartões maiores não era possível com o design atual. Daí a necessidade de um redesenho mais completo desde o início, o que também nos permite a oportunidade de explorar métodos alternativos de fabricação, atualizações no design visual e recursos adicionais.
Isso faz algum sentido: este não é um produto particularmente desatualizado ou cuja demanda tenha diminuído repentinamente. Embora existam muitos imitadores dignos, como o Cooler Master NR200 ou O próprio TU-150 de Lian-Li – com uma bela alça de transporte integrada, também – o Ncase M1 é ainda amplamente considerado como um dos melhores cases do mercado. Os compradores em potencial aguardavam ansiosamente outro lote, que estava provisoriamente programado para novembro.
Mas é verdade que alguns dos coolers superdimensionados da geração mais recente de placas de vídeo impedem que muitos deles se encaixem bem no M1. (Ainda assim, você pode facilmente colocar um RTX 3080 Ti Founder’s Edition lá se você tiver fluxo de ar suficiente e uma fonte de alimentação potente. Eu certamente tinha!)

É importante notar que os fundadores da Ncase também trabalham em outros gabinetes de PC. Por exemplo: O 14,7 litros SSUPD Meshlicious, um caso de mercado de massa que o especialista em SFF YouTuber Optimum Tech chamado de “o caso 2021 ITX a vencer”, também é um produto Wahaha360 feito por Lian-Li. (Assim como o FormD T1 de 9,5 litros, outro caso que é produzido em pequenos lotes.) Ncase também colaborou em um design chamado Mach One, também – e se você me dissesse que é Conceito LRPC inspirou o Xbox One S da Microsoft, abaixo, eu nem piscaria.
Parece prematuro derramar um para o melhor gabinete de computador que já tive, um que pretendo usar por anos e que provavelmente fará uma pequena aparição em ainda mais Beira comentários do que aqueles que você já deve ter cronometrado. Mas mesmo que algum dia recebamos um Ncase M2, não me importo em pressionar F para ver o legado que esta marca construiu. A Ncase ajudou a mudar a cara das malas SFF e, quer você esteja comprando a próxima delas ou de outra pessoa, nossas mesas são melhores para isso.
