
Quase cinco meses depois que o Google anunciou que faria com que os usuários da edição gratuita legada do G Suite começassem a pagar por suas contas, parece finalmente ter um caminho que a maioria das pessoas ficará feliz. De acordo com 9to5Googleagora há uma opção gratuita que permitirá que as pessoas continuem usando suas contas do G Suite para uso pessoal, e a inscrição não envolverá uma música e dança de ingresso em uma lista de espera ou transferência de dados entre contas.
Em janeiro, o Google anunciou que os usuários gratuitos do G Suite teriam que começar a pagar pelo Google Workspace se quisessem manter suas contas. cerca de uma década de manter o nível gratuito legado por perto. A empresa disse que, se os usuários não decidissem qual camada paga do Workspace eles queriam até 1º de maio, eles seriam atualizados automaticamente com base em seu uso. Mais tarde, o Google disse que você teria a opção de transferir para uma conta gratuita, mas que perderia alguns recursos ao fazê-lo. Agora, porém, haverá uma opção de continuar usando o serviço aberto a pessoas que não o estão usando para fins comerciais, de acordo com um documento de suporte do Google.
A opção de uso pessoal sem custo permitirá que você continue usando um domínio personalizado com o Gmail, use aplicativos gratuitos do Google, como YouTube, Documentos e Meet, e mantenha todos os seus dados e compras. Basicamente, tudo permanecerá igual, desde que você escolha o caminho de transição pessoal sem custo até 27 de junho. Você pode encontrar as instruções sobre como fazê-lo em o documento de suporte do Googlee o usuário do Reddit u/AB3DC tem capturas de tela postadas (um dos quais você pode ver acima) no subreddit GSuiteLegacyMigration mostrando como será o processo. O Google observa que “a edição gratuita legada do G Suite não inclui suporte” e que pode “remover determinadas funcionalidades comerciais” do plano no futuro.
Pessoalmente, esse “caminho de transição”, como o Google o chama, parece o que deveria ter sido anunciado em primeiro lugar. Muitas pessoas não estavam muito felizes com a versão anterior do plano, especialmente aqueles que não faziam parte de uma empresa, e estavam usando o G Suite gratuitamente porque era uma boa opção para usuários avançados na época. Por um tempo, parecia que o Google iria fazê-los pagar por recursos de negócios que eles absolutamente não precisavam.
Não ajudou que, originalmente, as opções das pessoas fossem começar a pagar ou exportar seus dados e configurar uma nova conta padrão. Em abril Google recuou o prazo, e anunciou que haveria uma ferramenta para permitir a transferência para uma conta gratuita, mas você teria que entrar em uma lista de espera para isso e perderia o acesso à capacidade de usar um domínio personalizado. Simplificando, ainda seria meio chato (como evidenciado pelo fato de que há um subreddit inteiro dedicado a discutir a transição). Agora, parece que o Google resolveu: se você é um negócio, você vai pagar. Se você não for, você não precisa.