
O Cinema São Jorge vai celebrar 72 anos de vida com quatro dias de festa
Dos filmes à música, as iniciativas decorrem entre os dias 24 e 27 de fevereiro, com muitas atividades e exibições gratuitas.
O cinema São Jorge é uma das mais emblemáticos salas da cidade de Lisboa. Este ano, o espaço que abriu portas pela primeira vez em 1950 celebra o 72.º aniversário e, como não poderia deixar de ser, vai marcar a data com uma enorme comemoração que decorre entre 24 e 27 de fevereiro.
Ao longo dos quatro dias, neste regresso possível à normalidade, vão ser exibidos clássicos como o “The Shinning” de Stanley Kubrick ou a versão comemorativa do 50.º aniversário de “O Padrinho” de Francis Ford Coppola. Contudo, também existe lugar para filmes que estiveram recentemente em exibição. Entre eles encontramos “Spencer“, de Pablo Larraín e “Cantar! 2“, de Garth Jennings. A melhor parte é que — apesar de sujeitos à lotação da sala — todos poderão ser vistos gratuitamente.
O universo do cinema não será o único incluído nas celebrações. No dia 26, decorre a oficina infantil “Luzes, Telefone, Ação” onde, ao longo de três horas, os mais pequenos poderão dar uso à imaginação e filmar, representar, editar, e assistir à produção no final, no grande ecrã.
No mesmo dia também decorrerá uma visita guiada ao espaço onde não só serão apresentados todos os cantos do edifício do cinema, mas também como eram feitos os filmes antes da era digital. A cargo disso está um projecionista que mostrará como se montava o filme para depois ser projetado.
Além das ações indicadas, está agendado um cine-concerto para o dia 27. Nele, Miguel Gizzas vai apresentar o romance “Lugar para Dois” com a ajuda das vozes de Ricardo Carriço, Julio Isidro, João Didelet e Sofia Nicholson. Por fim, e na mesma data, existe ainda uma sessão de leitura com o nome “Lá Para Ver” que conta com a participação da escritora Lídia Jorge.
Para ficar a conhecer toda a programação ao pormenor só tem de consultar o site do São Jorge.