
O novo cliente de e-mail Outlook da Microsoft para Windows, o chamado projeto “One Outlook” no qual a empresa vem trabalhando há algum tempo, parece estar quase pronto para o horário nobre. Alguns usuários conseguiram baixar o novo aplicativo, como primeiro descoberto por Central do Windows, embora pareça funcionar apenas para contas de trabalho e educacionais no momento. Aqueles que podem entrar estão descobrindo… bem, é exatamente o que você esperaria.
Ouvimos há muito tempo que o futuro dos clientes de e-mail da Microsoft se pareceria muito com o aplicativo da Web do Outlook e, de fato, o novo aplicativo parece ser exatamente isso. É muito mais leve e simples do que as versões anteriores do Outlook para Windows e muito mais poderoso do que o aplicativo de email interno que também está programado para substituir. O aplicativo também é totalmente hospedado online, pois a Microsoft continua a migrar seus serviços para a Web, em vez de executá-los exclusivamente como aplicativos nativos.
O novo cliente de e-mail One Outlook da Microsoft vazou. É uma versão baseada na Web que eventualmente substituirá o aplicativo de email interno no Windows e até mesmo o próprio Outlook win32. Estou esperando uma versão beta pública no Build e uma substituição completa do Outlook em alguns anos. Imagem: Temmie pic.twitter.com/6c3aqxC7L9
— Tom Warren (@tomwarren) 6 de maio de 2022
“Agradecemos a empolgação com nossa próxima atualização e teremos mais para compartilhar nas próximas semanas”, disse Scott Stiles, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Outlook. A Beira em um comunicado. “A versão disponível para download é uma versão de teste inicial sem suporte do Outlook para Windows e está faltando alguns dos recursos e aprimoramentos que estarão disponíveis para nossos testadores beta. Incentivamos nossos clientes a aguardar o lançamento da versão beta.”
O aplicativo deveria estar em teste em 2021, com planos de substituir os outros clientes este ano. Agora, parece provável que a Microsoft anuncie o novo aplicativo oficialmente em sua conferência de desenvolvedores Build no final deste mês e mude para substituir o Mail, Calendar e, eventualmente, outras versões do Outlook depois disso. Quanto a como ele funciona? Teremos que esperar até que possamos colocar as mãos no novo aplicativo para ver, mas é seguro dizer que os aplicativos de desktop que atuam como shells para aplicativos da Web têm um histórico um pouco irregular. Mas com o impulso de longa data da Microsoft para Progressive Web Apps, parece que o futuro está chegando de uma forma ou de outra.
A transição não será fácil, pois muitos usuários do Outlook têm um longo histórico com a maneira como o aplicativo funcionou, e uma experiência baseada no aplicativo Web mais esparso e mais limpo parecerá uma grande mudança. O que significa que, pelo menos por um tempo, é provável que a Microsoft continue a ter várias versões do Outlook disponíveis para os usuários. No entanto, seu caminho a seguir é claro: no futuro, há apenas um Outlook. E começa com a web.
Atualização em 6 de maio, 21:00 ET: Atualizado com comentários da Microsoft.