
A Nike reportou um lucro de 6046 milhões de dólares (cerca de 5715 milhões de euros à taxa de câmbio atual) no ano terminado em maio, de acordo com os resultados divulgados ao mercado pela empresa. Este valor representa um aumento de 6% face ao ano anterior.
O valor das receitas no ano atingiu os 46.710 milhões de dólares (44.159 milhões de euros), mais 5% que no período homólogo.
As receitas anuais foram influenciadas pelo crescimento de 5% no calçado que continua a ser a “chave” da marca, com um valor de receita total de 29.143 milhões de dólares (27.551 milhões de euros). Porém, a categoria que viu o maior aumento percentual foi a de “equipamento” (18%), para um 1624 milhões de dólares (1535 milhões de euros).
Por região, foi a Ásia/Pacífico e América Latina que assistiram ao maior crescimento (11%), para 5955 milhões de dólares (5629 milhões de euros). Contudo, continua a ser a América do Norte que arrecada o maior valor de receitas, tendo registado 18.353 milhões de dólares (17.350 milhões de euros), mais 7% que no ano anterior.
Por outro lado, a China registou uma queda de 9% nas vendas, para 7547 milhões de dólares (7134 milhões de euros).
Só no último trimestre do seu ano fiscal (entre março e maio de 2022), a marca viu um lucro de 1439 milhões de dólares (1360 milhões de euros), menos 5% que no mesmo período de 2021. As receitas também caíram neste período, para 12.234 milhões de dólares (11.565 milhões de euros), ou seja, menos 1%.