
Leite dourado: o seu aliado para reforçar o sistema imunitário este inverno
Especiarias, frutas cítricas e mel vão ajudá-lo a resistir às doenças de inverno, como gripes e constipações.
A mistura de especiarias ajuda a reforçar o sistema imunitário.
A chegada do frio e o uso prolongado das máscaras faciais debilitam o sistema imunitário e deixam-nos mais vulneráveis às doenças de inverno. Esta é a altura ideal para tentar reforçar as suas defesas e aumentar a proteção contra os vírus e as bactérias a que estamos expostos diariamente. Já sabemos que é importante aumentar o consumo de Vitamina C mas existem outras coisas — saborosas e quentes — que podemos tomar e que ajudam o nosso organismo a salvaguardar a imunidade natural.
“Para reforçar o sistema imunitário devemos acrescentar à nossa alimentação diária frutas ricas em Vitamina C e especiarias”, explica a nutricionista Sónia Marcelo à NiT. Algumas das que devemos consumir são a laranja, a toranja, o limão, a papaia, o morango e o kiwi. Podemos usá-las para fazer batidos ou smothies ou então comê-las ao natural.
Também benéfico é o consumo de mel e própolis (resina naturalmente produzida pelas abelhas a partir da seiva das árvores). No entanto, a nutricionista adverte que “como o mel tem açúcar, não devemos exagerar. Ainda assim não deixa de ser uma boa forma de obter vitaminas e minerais que ajudam no reforço do sistema imunitário.”
Algumas plantas e raízes que também cumprem este objetivo de fortalecimento das defesas são o ginseng, pimenta cayenne, gengibre e canela. Acrescentar frutos secos ao nosso plano alimentar é igualmente importante porque são antinflamatórios. Contudo, “devemos ingerir estes ingredientes combinados entre si para que a sua ação seja mais eficaz”, explica a nutricionista.
Além dos smothies ou infusões, a autora do blogue “Dicas de uma Dietista” aconselha bebermos leite dourado algumas vezes por semana. Ou então, quem tem como hábito beber um copo de leite ou uma chávena de chá para dormir melhor, pode substituí-lo por esta preparação.
Mas afinal o que é o leite dourado? Para começar, é uma bebida quente, reconfortante e saudável, o que quer dizer que é ideal para ser consumida nos dias frios. É consumido há séculos na Índia, onde faz parte das receitas da chamada medicina ayurvédica. Devido aos seus benefícios, o seu consumo espalhou-se um pouco por todo o mundo.

O leite dourado pode ajudá-lo a dormir melhor.
Habitualmente é elaborado com leite (vegetal ou animal), curcuma, mel e especiarias, “é uma bebida anti-inflamatória, fortalece o sistema imunitário e auxilia a digestão”, diz Sónia Marcelo. Além destas vantagens, esta bebida melhora o humor, reduz o stress, ajuda a dormir melhor, contribruir para melhorar a memória e para desintoxicar o organismo. Há mais um ponto positivo que, provavelmente, foi aquele que levou ao êxito repentino do seu consumo: devido ao seu efeito termogénico, pode potenciar a perda de peso.
Com esta receita sugerida pela nutricionista Sónia Marcelo, vai estar a ingerir uma bebida sem qualquer produto de origem animal e com todos os benefícios que referimos. Esta opção é vegan, sem lactose e com muito sabor. Tome nota.
Do que precisa
— 350 mililitros de bebida vegetal a gosto (sem açúcar adicionado)
— 4 centímetros curcuma fresca ou 1 colher de café em pó
— 2 rodelas gengibre fresco
— Pimenta preta q.b.
— 2 paus de canela
— 1 colher de chá xarope de agáve ou mel (opcional)
Como se faz
Aqueça a bebida vegetal ao lume e, de seguida, adicione todos os ingredientes, excepto o xarope de agáve (ou mel).
Deixe ferver durante cerca de 5 minutos e desligue o fogão. Coe o líquido para uma caneca e junte o elemento doce para finalizar.
Carregue na galeria para descobrir outras oito bebidas saudáveis, deliciosas e reconfortantes para beber nos dias frios.