
Joana Vasconcelos quer abrir o seu museu em Oeiras
A artista plástica revela que já existem conversações com a autarquia para criar um ateliê aberto ao público.

A artista comemora o 50.º aniversário
“Tenho um projeto que ando a desenvolver há algum tempo, que é fazer deste ateliê um museu aberto”, revela uma das mais conhecidas artistas plásticas portuguesas, Joana Vasconcelos. Em entrevista ao “Diário de Notícias”, publicada este domingo, 13 de fevereiro, revela que o projeto está em andamento.
Terá o nome de AMA e tem como objetivo abrir o seu ateliê ao público e “criar uma maior ligação à cidade e às pessoas”. Neste caso, a cidade será mesmo Oeiras e não Lisboa, como revela Joana Vasconcelos.
“[Há conversações] com a Câmara Municipal de Oeiras. Seria neste espaço junto ao rio, mas mais para o lado do concelho de Oeiras”, nota. O objetivo é que seja inaugurado “o mais depressa possível”.
A ideia passa por abrir e exibir parte do processo de criação da artista, para que o público possa ver “como e que as obras são feitas”. “Transportarmos esse conhecimento para todos, para que deixe de haver aquele estigma de que ir para as artes não é boa ideia.”
“Quero acabar com essa ideia e quero dizer a todos que é bom ir para as artes e que é uma profissão na qual muitas pessoas podem trabalhar e que é um futuro, é o futuro de o país ter mais criadores, mais pensamento artístico. Quero servir de exemplo para esse futuro, onde haverá mais artistas e onde a expressão e a identidade de um país será mais forte.”