
Já foram registados 27 mil pedidos de marcação de vacinas para miúdos de 10 e 11 anos
A vacinação só começa no fim-de-semana, 18 e 19 de dezembro, para os miúdos desta faixa etária. Madeira já começou a vacinar.
Portugal vai receber de 700 mil doses pediátricas da vacina da Pfizer.
Cerca de 27 mil já tinham pedido o agendamento para a vacinação contra a Covid-19 de crianças entre os 10 e os 11 anos até às 13h30 desta terça-feira, 14 de dezembro, adiantaram os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde em comunicado. Os pedidos são referentes ao fim de semana de 18 e 19 de dezembro.
Durante os dias em que decorrerá a inoculação da população entre os cinco e os 11 anos de idade, não serão administradas doses de reforço de vacinas. Isto significa que os centros de vacinação estarão a ser usados exclusivamente para as injeções a estas crianças. As primeiras 300 mil doses já chegaram a Portugal esta segunda-feira, 13 de dezembro.
A modalidade Casa Aberta encontra-se disponível para a vacinação contra a Covid-19 ou contra a gripe de utentes com idade igual ou superior a 70 anos. Também pode agendar a sua vacina caso tenha mais de 65 anos, ou se tiver mais de 50 anos e tomado uma dose da Janssen.
Nos dias 8 a 9 de janeiro será a vez de vacinar os miúdos entre os 7 e 9 anos de idade. No fim-de-semana de 15 e 16, serão vacinadas aos de 6 e 7 anos de idade. Depois de o processo se iniciar nessas idades, nos dias 22 e 23 de janeiro, será a vez dos miúdos de 5 anos receberem a primeira dose da vacina. “A vacina é segura e eficaz”, assegura Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.