
Já foram realizados mais de 40 milhões de testes à Covid-19 em Portugal
O relatório semanal de casos mostra uma descida nas infeções, mas mais mortes, segundo o SNS.
O número de casos está estável no País.
Desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020, que já foram realizados em Portugal mais de 40 milhões de testes à Covid-19. O número (40.026.768, para sermos mais exatos), foi revelado pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS). No recente relatório semanal registou-se uma diminuição nas infeções, mas a mortalidade subiu ligeiramente.
Os testes contabilizados pelo SNS dizem respeito aos PCR (20,7 milhões), mas também aos rápidos de uso profissional (19,3 milhões) realizados, por exemplo, em farmácias de todo o País.
“[Os números dos testes] demonstram bem a capacidade que Portugal teve para fazer face às necessidades de testagem em função das várias situações epidemiológicas que se verificaram, sendo motivo de satisfação e reconhecimento público pelo sentido de responsabilidade demonstrado pelos portugueses”, explicou ao “Notícias ao Minuto”, Fernando de Almeida, o coordenador da task force da testagem e presidente do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.
A incidência desceu 7 por cento em relação ao valor da última semana. Está neste momento nos 681 casos por 100 mil habitantes. Já a mortalidade subiu ligeiramente. Está nas 14 mortes por 100 mil habitantes, mais seis por cento do que no último relatório.
Em relação aos internamentos, o número mantém-se estável. A BA.2 da variante Ómicron é a dominante no território nacional com 95 por cento dos novos casos registados até ao final de março.