
Foram confirmadas mais 34 mil infeções por Covid-19 em Portugal
Houve também 52 óbitos associados à doença. A região Norte continua a liderar no número de casos diários com mais 11.888 doentes.
Casos continuam a aumentar.
O número de contágios por Covid-19 volta a aumentar, com 34.023 novos casos confirmados no último dia. Registaram-se ainda 52 mortes (mais sete), segundo o boletim da Direção-Geral da Saúde relativo a terça-feira, 8 de fevereiro.
O documento indica ainda que existem 2.435 doentes (mais 16) hospitalizados. Destes, 1631 (menos oito) estão em unidades de cuidados intensivos. Assinalou-se a recuperação de 27.261 utentes.
Em 24 horas, o número de infeções continua superior na região Norte, onde ocorreram 11.888 — mais 1.163 face à véspera. Com a atualização diária, o total de vítimas mortais e de infetados desde o início da pandemia ascende a 20.354 e 2.997.770, respetivamente.
Desde a meia-noite de dia 7, entraram três novas medidas relativas à Covid-19 em vigor. A primeira tem a ver com a validade dos testes rápidos de antigénio. Feitos em farmácias ou laboratórios, passam a ter uma validade de apenas 24 horas. A segunda medida tem a ver com os testes em viagens. Já não é necessário apresentar um teste negativo para entrar em Portugal.
Por último, o certificado digital de vacinação vai passar a ter duas versões. O original vai demonstrar que aquela pessoa tem o esquema vacinal primário. A nova versão irá atestar que a pessoa já recebeu a dose de reforço. Quem não levou a dose de reforço por opção, e já tiver levado as primeiras doses há mais de 270 dias, deixa de ter um certificado digital válido.
Vale a pena notar que os certificados digitais em Portugal já aceitam vacinas da China e da Rússia.