
O mais recente beta do PS5 da Sony, que começou a ser lançado na quarta-feira, adiciona suporte para um novo “Hey PlayStation!” comando de voz que você pode usar para abrir jogos, aplicativos e configurações e controlar filmes e músicas. Consegui testar o novo recurso e, para minha surpresa, ele realmente funciona muito bem, e pude ver que é uma maneira genuinamente útil de navegar na interface do console.
Uma coisa que fiquei feliz em ver foi que o recurso de comando de voz foi opt-in – se isso acontecer quando a atualização do software for lançada amplamente, isso significa que você terá que escolher ativamente se deseja que seu PS5 ouça sua voz. Depois de instalar o beta, tive que acessar as configurações do PS5 para uma nova seção “Comando de voz (visualização)” para ativá-lo.
Quando você fizer isso, seu PS5 mostrará instruções sobre como solicitar o recurso de comando de voz – basta dizer “Hey PlayStation” (depois de verificar se o microfone não está mudo e se o console está conectado à Internet). As instruções também incluem uma lista de algumas coisas que você pode pedir ao seu PlayStation para fazer, como abrir um jogo específico ou pausar uma música.
Quando o recurso estiver ativado, quando você disser “Ei PlayStation”, um ponto branco pulsante aparecerá no canto superior esquerdo da tela. Quando você disser seu comando, ele aparecerá como texto ao lado do ponto. Nos meus testes, se o console entendeu meu comando, como “ir para o menu principal” ou “abrir Fortnite”, então faria a coisa.
Quando eu faria uma declaração mais vaga, como apenas a palavra “Persona,” meu PS5, em vez disso, mostra jogos que acha que estão no reino do que estou procurando. Se encontrasse apenas uma opção, eu poderia dizer “sim” ou “não” para abri-lo. Se encontrasse alguns, apresentava-os como uma lista numerada, e eu poderia dizer o número para ir até aquela coisa ou “ver mais” para ver uma página de resultados de pesquisa.


Em meus testes curtos, meu PS5 traduziu com precisão a grande maioria das minhas frases, mesmo aquelas com palavras inventadas de videogame como “GreedFall” e “Gungeon” (por Entre no Gungeon). Ele respondeu prontamente quase todas as vezes que eu disse “Ei, PlayStation”, embora eu não tenha certeza se ter meu controle DualSense ouvindo minha voz persistentemente afetará a duração da bateria já mediana. (Os comandos de voz do PS5 também funcionam com um DualShock 4 conectado a um microfone externo, um fone de ouvido sem fio Pulse 3D ou o controle remoto de mídia do PS5, de acordo com um documento de suporte da Sony.) E se você preferir não ter seu PS5 ouvindo você o tempo todo, você pode desativá-lo e usar comandos de voz estática de uma nova opção “Voz” disponível quando você toca no botão PlayStation.
Pessoalmente, não tenho certeza de quantas vezes vou acabar usando esses comandos de voz. Mas fiquei impressionado com o que tentei e pude ver como os outros podem preferir comandos de voz a navegar na interface do usuário às vezes desajeitada do PS5. Pode ser mais fácil pular para um jogo enterrado em sua biblioteca de jogos apenas pedindo, por exemplo. E se você disser “Ei PlayStation, desligue”, ele começará a entrar no modo de descanso, o que pode ser uma maneira mais fácil de desligá-lo do que o que já temos.
Se você usar comandos de voz, saiba que a Sony gravará sua voz para ser usada na análise. “Quando você habilita o Comando de Voz (Visualização), os dados de voz e as interações serão coletados e processados exclusivamente para operação, análise e aprimoramento do recurso de acordo com nossa Política de Privacidade”, A Sony diz em um documento de suporte. No entanto, se você não quiser que seus dados de voz sejam analisados, você pode desativá-los nas configurações.

Os comandos de voz do PS5 estão disponíveis para pessoas na versão beta lançada na quarta-feira, embora o recurso funcione apenas em inglês e para usuários com contas registradas nos EUA e no Reino Unido. O beta Também inclui atualizações para a interface do usuário do PS5, bate-papo em grupo e muito mais.