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Estes são os anéis de noivado que vamos ver em todo o lado em 2022

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Estes são os anéis de noivado que vamos ver em todo o lado em 2022

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Estes são os anéis de noivado que vamos ver em todo o lado em 2022


Se 2020 e 2021 nos ensinaram alguma coisa foi, com certeza, que o futuro é completamente imprevisível – e precioso. Esta realidade afetou tudo: desde os nossos meios de subsist^Çencia aos hábitos e à forma como consumimos. Para os casais com planos de casamento, pandemia deu-lhes um novo significado para a palavra valor. Como a joalheira Thelma West afirma: “As pessoas estão agora no mood ‘Fuck it, só vivemos uma vez, vamos amar, vamos viver, vamos ser felizes’.”

Este espírito relativo e despreocupado influenciou as tendências de anéis de noivado que surgiram em 2021. “O desejo de significado e sentimentalismo está definitivamente a surgir como uma tendência entre os meus clientes” observa Kate Baxter, que faz da sua profissão a procura de anéis de noivado e é fundadora do The Cut London. “Há um verdadeiro sentido de que querem tornar o anel numa peça o mais especial possível.”

A individualidade transparece. Mais do que nunca, as pessoas estavam procuravam anéis de noivado únicos com toques inesperados e coloridos. “Sinto que [os clientes] estavam num estado de espírito mais expressivo que o habitual”, comenta Thomas Montier Leboucher, co-fundador e CEO da joalharia Viltier, com sede em Paris. “Talvez porque tiveram mais tempo para poupar e também porque tiveram uma necessidade ou uma ânsia de expressar o seu amor mais significativamente após um ano tão frustrante!”

O processo íntimo de procurar um anel de noivado na vida real foi perturbado, mas isso não impediu os joalheiros de encontrar novas formas de se ligarem aos clientes e de assegurar que encontrassem a peça perfeita. West elogia a mudança sem precedentes: “É ótimo que sejamos capazes de nos adaptarmos assim, no que tradicionalmente tem sido uma interacção cara-a-cara.” 

O ano de 2022 parece ser um pouco mais brilhante do que 2021 – na frente da joalharia, pelo menos. Desde deslumbrantes pedras arco-íris a grandes gestos e jóias de origem responsável. 

Quanto maior melhor… 

“Anéis maiores e mais esculturais estão a ganhar popularidade”, diz Baxter. Prevê-se que as pedras e as silhuetas que fazem parte das tendências desta lista se tornem mais visíveis em 2022, tal como os parâmetros não convencionais. Embora, em tempos, tudo se resumisse ao tamanho da pedra, as bandas mais volumosas estão também a tornar-se a preferência de todos aqueles que dão o próximo passo numa relação. 

© Shonay Shote

… ou não, em alguns casos

Os grandes gestos não precisam de ser grandes no sentido literal. Desenhos simples e subestimados são maravilhosamente elegantes. West é especializada em peças que “realçam um belo diamante”, com cortes clássicos de pêra e ovais entre os mais populares. A sua USP? “crio a partir de um lugar de simplicidade, deixando espaço para os detalhes importantes. Produzo um número limitado de peças por ano, todas com materiais de origem ética, concentrando a minha atenção na excelência”. Sedutor.

2022 assinala uma época de mudança: alguns casais vão optar por uma direção não tradicional, enquanto outros se cingirão a desenhos intemporais. “Há sempre maneiras de fazer com que o aspeto convencional seja absolutamente excepcional,” diz Baxter.

Investir em peças 

Os anéis de noivado são um investimento importante – em todos os sentidos da palavra. Chaumet registou um aumento de 25-30 % nos gastos dos clientes com anéis de noivado especificamente, um número que o CEO Jean-Marc Mansvelt considerou “bastante surpreendente” e “uma dádiva de Deus, pois sem comércio electrónico quase não havia receitas durante o primeiro confinamento.” 

O diamante lapidado de forma brilhante será para sempre uma assinatura Chaumet, um estilo que “renovará” com uma coleção no início de 2022. Os cenários de almofada são outro dos favoritos dos clientes, enquanto o corte da imperatriz foi a “principal inovação” de Chaumet em 2021. 

Por outro lado, “os orçamentos aumentaram definitivamente”, revela Baxter. Kate Baxter tem tido o ano mais movimentado de procura de anéis de noivado desde que começou o The Cut London há sete anos,”as pessoas reavaliam as suas prioridades e mais casais querem concentrar-se nas coisas significativas da vida, o que inclui o gesto romântico de propostas e compra de anéis significativos”. 

Escolhas não convencionais 

Prevê-se que a luta contra os cereais – no domínio da joalharia – se torne ainda mais popular em 2022. As pessoas estão a tornar-se mais aventureiras com as suas escolhas, gravitando em direção a pedras e arranjos de cor invulgares. Cuidado com as safiras pálidas em azeitona, rosa e amarelo: os clientes continuam a comprar tons azul-escuro hipnotizantes, mas os tons mais marcantes também estão a aumentar.

O amarelo e ouro branco são ainda os metais dominantes, mas Guy Burton – diretor da Hancocks London – relata que o interesse pelo ouro rosa está sempre a crescer, um movimento que o próprio “nunca tinha visto antes”. Além disso, “houve definitivamente uma maior procura por criações mais invulgares e detalhadas e solitários menos ‘tradicionais’.”

Em Paris, a oferta de Viltier é feita para aqueles que estão à procura de um anel de noivado único. Mesmo os anéis que não foram concebidos com a intenção de se tornarem num “anel de noivado” – como tal – tornaram-se a escolha ideal. “Temos um anel que inicialmente não foi criado a pensar que se tornaria num anel de noivado, mas que foi escolhido como anel de noivado por muitos dos nossos clientes porque apresenta uma pedra grande, única e colorida, que é uma boa alternativa aos diamantes”, diz Thomas Montier Leboucher.

Três a conta que Deus fez

Por vezes, menos é mais. Ocasionalmente, mais é mais. Qualquer que seja a sua preferência, anéis com múltiplas pedras estão a tornar-se cada vez mais populares. As configurações em trio são um estilo de anéis de noivado intemporal. As três pedras representam o passado, o presente e o futuro.

As opções modernas de anéis de noivado de três pedras são uma opção vencedora para aqueles que não conseguem escolher entre pedras preciosas ou querem o máximo impacto. Seja um diamante clássico flanqueado por safiras ou vice-versa – ou um arranjo de pedra arco-íris fora do comum – uma banda nunca pode estar demasiado cheia.

Mentalidade consciente

Com qualquer compra, vem uma responsabilidade. As conversas sobre transparência, sourcing e sustentabilidade foram trazidas à ribalta em 2021 e 2022 vai pôr verdadeiramente isso à prova. As pessoas já não podem comprar com desrespeito pelo ambiente ou práticas éticas envolvidas na confeção dos seus bens – e pelas jóias, especialmente. 

“Se a marca não tiver uma agenda de sustentabilidade ou credenciais de sustentabilidade, então para muitos consumidores – millennials em particular – simplesmente não será uma opção viável”, disse o parceiro da McKinsey Alexander Thiel no podcast McKinsey on Consumer and Retail.

Juntamente com Tyler Harris – parceiro associado da McKinsey e especialista em várias áreas, incluindo joalharia – conduziu um relatório de 96 páginas intitulado State of Fashion: Watches and Jewellery, que detalha mudanças no comportamento dos consumidores no sector dos relógios e da joalharia, especificamente o “surto de sustentabilidade”.

A origem é mais importante do que nunca – os clientes estão ansiosos por saber de onde vêm as matérias-primas. “Tenho visto um aumento acentuado de pedidos de diamantes produzidos em laboratório, bem como um grande número de clientes que querem reiniciar os diamantes herdados ou relíquias de família”, diz Baxter. “Se os clientes têm dúvidas sobre os diamantes produzidos em laboratório, sugiro sempre que encontrem um diamante antigo como uma alternativa mais sustentável”.

Toi et moi, uma silhueta a ter debaixo de olho

© Devin Doyle

Anéis Toi et moi – uma banda enrolada, com duas pedras preciosas aninhadas lado a lado onde se encontra à volta do dedo – dominaram o mercado em 2021. Emily Ratajkowski e Ariana Grande foram responsáveis pelo hype, mas tem sido um estilo romântico durante algum tempo. Napoleão Bonaparte propôs a Joséphine de Beauharnais com um deste anéis em 1796 – um gesto que inspirou a colecção Joséphine Duo Éternal da Chaumet. “O simbolismo de duas pedras num só anel está cheio de romance”, afirma Baxter, que tem testemunhado um interesse alto pelo estilo.



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