
Estas são as melhores posições para dormir (e conheça as que deve evitar)
Acorda com dores ou ressona? Talvez seja melhor escolher uma posição diferente da habitual quando se deita.
A posição em que dorme pode estar a fazer-lhe mal.
Um estudo do Instituto de Medicina dos EUA descobriu que entre 50 e 70 milhões de americanos sofrem de perturbações do sono. Principalmente porque há muitos norte-americanos a dormir sestas nas suas secretárias ou em pé numa fila da Starbucks. Mas sejamos sinceros: somos criaturas de hábitos e as posições em que dormimos provavelmente não vão mudar — afinal de contas, estamos a descansar de olhos fechados.
A verdade é que a posição em que dormimos influencia a nossa saúde. Assim sendo, existem pequenas alterações que pode fazer para dormir, e acordar, melhor.
Dormir de Costas
Se a sua posição preferida para adormecer é deitar-se de costas, está a obter mais benefícios durante o período de sono do que imagina. “A sua cabeça está virada para cima e o peso está uniformemente distribuído pela sua coluna”, tornando-a na posição mais ortopédica, diz Michael Breus, psicólogo clínico e autor do blogue “The Sleep Doctor”.
Dormir de costas permite que a gravidade ajude quem sofre de refluxo ácido, ao contrário do que acontece a quem enterra a cabeça debaixo da almofada. Se a mantiver ligeiramente elevada, o seu estômago ficará encaixado abaixo do esófago, pelo que é muito menos provável que os ácidos e os alimentos voltem a subir.
No entanto, se tem tendência para ressonar, deitar-se de costas pode não é ser a melhor opção porque a gravidade impede-o de respirar.
Deitar-se para o lado esquerdo
Se deitado de lado é a posição mais confortável para si, os peritos recomendam que o faça para o lado esquerdo. “Dormir para o lado direito empurra os vasos sanguíneos, impedindo uma boa circulação de retorno para o coração”, diz Michael Breus. Devido a esta pressão adicional nas suas veias, o seu corpo move-se mais frequentemente durante a noite para acomodar a falta de circulação, resultando em noites mais agitadas.
Quer se deite para o lado direito ou esquerdo, deve sempre colocar uma almofada entre as pernas para ajustar o alinhamento entre o tronco e os joelhos.
Deitar-se para o lado direito
Se a sua posição preferida é dormir para o lado direito, pode estar a prejudicar gravemente a sua saúde. O lado direito do corpo alberga todo o sistema cardiovascular. Quando dorme para o lado direito coloca mais pressão sobre as veias e artérias, costelas e pulmões.
Mas não se assuste: se for uma pessoa saudável não há razão para se preocupar — dormir do lado direito não lhe irá causar grandes problemas. Contudo, se estiver grávida, vai querer mudar para o lado esquerdo — rapidamente.
Com uma perna junto ao peito
Dormir com uma perna junto ao peito pode fazer mais mal que bem. “Ter ambas as pernas para cima durante o sono faz com que a pélvis se torne mais pesada e pode ajudar quem tem dores lombares, mas manter apenas uma perna para cima pode fazer o oposto”, diz Breus.
O deslocamento desigual da pressão num membro em relação ao outro pode causar danos nas costas a longo prazo. Assim sendo, uma das melhores posições de sono para quem sofre com dores lombares é dormir com as duas pernas junto ao peito, em posição fetal — nunca apenas uma perna.
Se acorda a meio da noite e repara que só tem uma perna junto ao peito, experimente colocar uma almofada entre as pernas. Isto vai ajudar a aliviar a pressão nas ancas e impede as pernas de mexerem durante o sono.
Dormir de barriga para baixo
Se gostar de se deitar nesta posição os especialistas consideram que é muito provável que acorde com dores e desconforto generalizado na manhã seguinte. “Dormir de bruços puxa a barriga para baixo, intensifica a curvatura da coluna e força a cabeça a girar num ângulo de 90 graus, o que acaba por colocar tensão no pescoço”, diz Breus. Resumindo: esta não é a melhor posição para dormir e pode acordar com um torcicolo .
Troque a almofada fofa e alta por uma mais firma e fina. Nesta posição não deve apoiar o pescoço muito alto, para permitir uma curvatura mais uniforme da coluna. E, para uma melhor circulação, coloque uma ou duas almofadas debaixo da zona pélvica.