
São adições recentes às plataformas de Moda nacional, mas são adições promissoras.
Viajámos por Copenhaga, Londres, Paris, Nova Iorque e Milão. Agora, centramos toda a atenção em solo nacional, para descobrir quais as marcas que têm vindo a criar algum burburinho entre os calendários de Moda portugueses.
Cravo Studios
Carolina Moreira e Nadezhda Valchanova conheceram-se no Reino Unido, enquanto se especializavam em Menswear Design, e floresceram para se tornar nas caras por detrás da Cravo Studios. Com a coleção de primavera/verão A Love Story to You, a marca abriu o calendário da ModaLisboa, explorando narrativas pessoais e a herança e tradição que estão ligadas à produção têxtil artesanal. Os designs apresentados pela Cravo Studios primaram pela qualidade dos materiais e pela exatidão das silhuetas, mas também pela combinação de tons e padrões contrastantes.
Fora de Jogo
Até chegar ao seu projeto individual, João Januário passou pelos ateliers de designers como Alexandra Moura e Marques’Almeida, adquirindo competências essenciais a que mais tarde viesse a ser premiado no concurso Sangue Novo. Hoje, é em parceria com a Tintex Textiles que o designer português apresenta a sua mais recente coleção. UNI-FORM reflete sobre o papel do uniforme enquanto impulsionador de uma sensação de comunidade, ao mesmo tempo que pode limitar a própria liberdade e identidade individual. Inspiradas no sportswear, as propostas de Fora de Jogo aliam o conforto a uma estética irreverente.
Huarte
Víctor Huarte é natural de Espanha, mas bastou um semestre de Erasmus na cidade do Porto para que passasse a chamar “casa” a Portugal. E foi assim que também a sua marca acabou por estabelecer raízes em solo nacional. Para a primavera/verão de 2022, Huarte apresentou uma coleção intitulada Aftersun, para a qual o calor, a praia e os meses de verão revelaram ser a inspiração principal. Através de coordenados descontraídos, pintados entre vermelhos e amarelos vibrantes, o designer criou um guarda-roupa masculino digno de integrar qualquer viagem de verão.
Arieiv
Assinada por José Pinto, Arieiv vê o seu ano de criação em 2017, tendo chegado às plataformas nacionais de Moda através de um concurso de jovens designers. Com Snake Poison, as propostas do designer português para a estação quente de 2022 brilharam – literalmente – na passerelle. As formas oversize e os cortes abstratos foram preenchidos por padrões ora sóbrios, ora metalizados, ora repletos de purpurinas. Arieiv trouxe drama, sobreposição de camadas e ousadia aos calendários de Moda portugueses.
Unflower
Com o intuito de trazer o campo e a natureza até aos cenários mais urbanos, Unflower nasceu em 2018 pelas mãos de Ana Sousa e Joana Braga enquanto uma marca de slow fashion portuguesa. É a estética minimalista e contemporânea que mais define o trabalho deste duo feminino, cujas criações seguem uma paleta de tons neutros e silhuetas intemporais. If you took a holiday é a coleção que reúne as propostas de Unflower para a primavera/verão 2022, caracterizada por cut-outs, detalhes em fio e peças casual-chic que não desiludem.