
Elon Musk reiterou sua afirmação de que contas falsas e de spam podem representar mais de 20% dos usuários do Twitter, dizendo que o acordo para adquirir a empresa de mídia social “não pode seguir em frente” até que o Twitter comprove a precisão de sua estimativa muito mais baixa de menos de 5%. Musk está atualmente no processo de compra do Twitter e seus estimados 226 milhões de usuários ativos diários monetizáveis por US$ 44 bilhões.
“20% de contas falsas/spam, enquanto 4 vezes o que o Twitter afirma, podem ser *muito* maiores”, o CEO da Tesla twittou em resposta a um relatório de Teslarati. “Minha oferta foi baseada na precisão dos registros da SEC do Twitter. Ontem, o CEO do Twitter se recusou publicamente a mostrar prova de <5%. Este acordo não pode avançar até que ele o faça.”
20% de contas falsas/spam, enquanto 4 vezes o que o Twitter afirma, pode ser *muito* maior.
Minha oferta foi baseada na precisão dos registros da SEC do Twitter.
Ontem, o CEO do Twitter se recusou publicamente a mostrar prova de <5%.
Este acordo não pode avançar até que ele o faça.
— Elon Musk (@elonmusk) 17 de maio de 2022
Musk fez comentários semelhantes em uma conferência de tecnologia em Miami ontem, Bloomberg relatado na época. Durante a apresentação, o CEO da Tesla estimou que os bots poderiam representar pelo menos 20% dos usuários do Twitter. “Atualmente, o que me dizem é que simplesmente não há como saber o número de bots”, disse Musk. “É tipo, tão incognoscível quanto a alma humana.”
Tem havido especulações de que Elon Musk está usando a discussão do número de bots no Twitter como uma tática para negociar um preço de aquisição mais baixo. Na conferência de ontem, o CEO disse que um acordo viável a um preço mais baixo não estaria “fora de questão”. Bloomberg relatado.
Os comentários de hoje vêm dias depois que Musk disse que seu acordo para adquirir a rede de mídia social estava “temporariamente suspenso” devido à preocupação com o número de spam ou contas falsas relatadas. Embora ele tenha dito mais tarde que “ainda está comprometido com [the] aquisição.”
As tentativas do CEO da Tesla de esclarecer esses números levaram a uma discussão pública com o CEO do Twitter, Parag Agrawal, na segunda-feira. Agrawal ofereceu detalhes sobre o número de contas de spam que o Twitter suspende todos os dias e descreveu como a equipe as identifica. Mas ele acrescentou que “não acreditamos que essa estimativa específica possa ser realizada externamente, dada a necessidade crítica de usar informações públicas e privadas (que não podemos compartilhar)”. Musk respondeu ao seu longo tópico no tweet com o emoji de bosta.
“Então, como os anunciantes sabem o que estão recebendo pelo dinheiro?” Musk tuitou. “Isso é fundamental para a saúde financeira do Twitter.” O CEO da Tesla sugeriu amostragem pública de 100 contas e identificar o número de bots como verificação.
Musk fez do tratamento do número de spam e contas inautênticas no Twitter uma parte fundamental de seu discurso sobre como ele melhoraria o serviço sob sua propriedade. Ele também falou sobre seu desejo de priorizar a liberdade de expressão e abrir os algoritmos da plataforma.