
Avançando com esta transformação para Meta, o Facebook parece estar a reagir às acusações que está a receber desde setembro, quando foi revelado que tem escondido predemitadamente que sabe que o Instagram como está que é prejudicial para os jovens, como foi revelado por Frances Haugen, uma ex-funcionária da empresa.
“Aquilo que eu vi no Facebook uma e outra vez foi que havia conflitos de interesse entre o que era bom para o público e o que era bom para o Facebook. E o Facebook, uma e outra vez, optou por otimizar os seus próprios interesses, como fazer mais dinheiro”, revelou Haugen.
Assim, coloca-se um dilema moral a que o Facebook não tem respondindo com a clareza que se exige dado o histórico recente (e não tão recente) da empresa: “No metaverso será diferente? E que problemas isso trará?”.
A empresa já emprega 10 mil pessoas só nestes produtos do ‘metaverso’ que ainda não existem, como tem sido noticiado por vários órgãos de comunicação social. Alguns destes produtos mais controversos, como os óculos de sol com câmaras incorporadas da Ray-ban e do Facebook, até levam a que se faça a pergunta: “Quem quer o Facebook no rosto?”, desafiou Engadget.
As frases que o Facebook escondeu sobre o mal que o Instagram faz aos jovens
A criação da Meta pode ser o início de uma sociedade mais próxima pela tecnologia, como Zuckerberg promete. Mas também pode assustar. Se quisera sair deste universo da Meta — que, além do Facebook, detém também o Instagram, o Messenger, o WhatsApp, e a Oculus, como já referimos, e ainda detém a Mapillary, o Workplace, o Portal e a Diem — e quer sair, explicamos como.
Os passos para apagar a conta de Facebook são explicados pela plataforma aqui. Ao fazer isto, a conta de Messenger, o serviços de chat da rede social, também é apagado.
Resumidamente, e como explica a rede social:
- No perfil principal, clicar na seta para baixo no canto superior direito do Facebook.
- Selecionar “Definições e privacidade” e depois clicar em “Definições”.
- Clicar em “As tuas informações do Facebook” na coluna da esquerda. Nota: “Se tens acesso do Facebook a uma Página na nova experiência de Páginas: clica em Privacidade e, em seguida, em As tuas informações do Facebook”, diz a rede social.
- Depois, clicar em “Desativação e eliminação“.
- Escolher “Eliminar conta” e clicar em “Continuar para eliminação da conta”.
- No fim, clicar em “Eliminar conta“, e inserir a palavra-passe e clicar em “Continuar.”
Atenção, isto não apaga instantaneamente a conta de Facebook. Tal só acontece passado 30 dias. Se, nesse período, o utilizador se arrepender, volta tudo ao normal. Já a destruição dos dados dos servidores da Meta pode demorar até 90 dias, e há informação que nunca sairá da plataforma.
Os passos para eliminar a conta de Instagram são explicados pela plataforma aqui. Como explica a rede social da Meta, os passos são os seguintes:
- “Acede à página Eliminar a tua conta a partir de um browser móvel ou de um computador. Se não tiveres sessão iniciada no Instagram na Web, ser-te-á pedido que inicies sessão primeiro. Não podes eliminar a tua conta a partir da app Instagram.
- Seleciona uma opção no menu pendente junto a Por que estás a eliminar a tua conta? e volta a introduzir a tua palavra-passe. A opção para eliminares permanentemente a tua conta apenas vai ser apresentada se tiveres selecionado um motivo no menu.
- Clica ou toca em Eliminar [nome de utilizador].”
À semelhança do Facebook, o Instagram deixa um aviso: “30 dias após o pedido de eliminação da tua conta, a mesma e todas as tuas informações vão ser permanentemente eliminadas e não vais poder recuperá-las”. Ou seja, nesses 30 dias o utilizador pode arrepender-se e voltar. Se não o fizer, passado 90 dias é praticamente tudo apagado.