
David Beckham começa todos os dias com a mesma rotina saudável
A prática está a crescer em Portugal, mas os benefícios ainda são pouco conhecidos. O britânico é um fã deste modelo.
Muitas celebridades aderiram à terapia.
Há cada vez mais pessoas a recorrerem à sauna como uma rotina semanal de tranquilidade e até de meditação. Começou por ser uma sala escondida nos balneários das piscinas e ginásios mas, hoje em dia, há existem estabelecimentos que se dedicam a esta terapia em exclusividade.
As termas são um local de convívio e saudável desde o tempo dos romanos. Em Portugal, os banhos a vapor eram normalmente utilizados pelo povo castrejo, antes da chegada dos romanos ao País, que deram o nome à Pedra Formosa — a peça central do banho a vapor na época pré-romana.
Atualmente, várias celebridades têm optado por construir uma sala de sauna em casa para poderem fazer uma rotina diária desta terapia e trazer os seus benefícios para o seu dia a dia. Um destes casos é David Beckham, que revelou no perfil de Instagram que esta é uma prática recorrente. “Sauna de manhã cedo. Prometo que estou a gostar”, escreveu Beckham.
Além de ser um evento social, as saunas eram — e ainda são — frequentadas pelos seus benefícios para a saúde. Segundo a Saunas de Portugal, trata-se de uma terapêutica de relaxamento que ajuda a remover as toxinas do corpo, reduzir os níveis de stress, aumentar a circulação, melhorar a saúde cardiovascular, o movimento articular e reduzir a dor muscular.
Porém, há algumas precauções que deve ter em conta. Quem tem hipertensão e problemas cardiovasculares não devem fazer sauna. Já as pessoas saudáveis podem usufruir totalmente da sauna, mas não devem prolongar a sessão para além de 15 minutos. Depois da sauna, deve hidratar-se, uma vez que o corpo perde líquidos com o calor, que devem ser repostos imediatamente após a sessão.