
Maré vermelha invade a Europa. PSI-20 é o índice que mais perde
A Europa foi invadida por uma maré vermelha, antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE).
O Stoxx 600, “benchmark” por excelência para o velho continente, está a desvalorizar 0,92% para 430,44 pontos. Dos vinte setores que compõe o índice nem um só está de pé, sendo os setores automóvel (-2,54%) e da banca (-2,16%) os que mais pressionam.
Nas restantes praças europeias, o nacional PSI-20 lidera as perdas, estando mais de 2%, mais concretamente 2,11%, estando a ser pressionado sobretudo pelo tombo de 6% da Jerónimo Martins, enquanto o espanhol IBEX mergulha 0,86%, o alemão DAX cai 1,75% e o francês CAC 40 desvaloriza 1,96%.
Por sua vez, Amesterdão desliza 0,35%, a par de Londres que desliza 0,74% e Milão que cai 1,85%.
Entre os principais movimentos das ações europeias, destacam-se os títulos da Hugo Boss que tombam 5,4% depois de a marca ter apresentado uma estimativa de lucro para este ano abaixo da previsão dos analistas.
Já a francesa Eurazeo é a cotada que mais se destaca nos ganhos, tendo disparado 7,6% depois de a sociedade de investimentos ter revelado um aumento de 42% nos ativos sob gestão.
Durante o dia de hoje, os investidores estarão atentos à reunião do BCE, de forma a entender o impacto da invasão da Ucrânia pela Rússia, e ainda aos números da inflação dos EUA que poderão dar pistas sobre as decisões que podem sair do encontro da Reserva Federal norte-americana (Fed) marcado para a semana.
O mercado estará ainda de olho nas negociações entre o Kiev e o Kremlin, na Turquia.