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Como é que Sebastian Stan e Lily James se transformaram em Pamela Anderson e Tommy Lee?

by caffeine
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Como é que Sebastian Stan e Lily James se transformaram em Pamela Anderson e Tommy Lee?


Quando foram divulgadas as fotografias de Lily James e Sebastian Stan como Pamela Anderson e Tommy Lee, ícones da década de 90, o maquilhador da série Barry Lee Moe não ficou chateado. “As fotografias que foram leaked serviram apenas para nos tornarmos melhores. Permitiu-nos avaliar o nosso trabalho,” conta. A Internet, como era expectável, enlouqueceu, 

Criando assim uma grande antecipação para a estreia da série. Os dois protagonistas, conhecidos pelos seus papeis em Mamma Mia 2 e pelos filmes da Marvel, sofreram transformações dignas de uma estatueta dourada, com franjas platinadas, piercings nos mamilos e muitas tatuagens.

Depois de uma conversa em Los Angeles, a GQ e a equipa caracterização da série Pam & Tommy revelam como é que este trabalho foi posto em prática.

“Tudo começa com o que está escrito no guião,” continua Lee Moe. “A partir daí, percebemos em que direção vai a história e quais são os momentos que vamos trabalhar.” Felizmente, dada a natureza da grande visibilidade desta relação, a equipa não teve problemas com as imagens de inspiração para os looks. “Tínhamos tantos recursos aos quais podíamos recorrer pelo facto de terem sido um casal altamente fotografado durante aquele período das suas vidas. Desde fotografias nas passadeiras vermelhas às capas dos álbuns, sem esquecer as fotografias de paparazzi – foi um processo de pesquisa realmente divertido porque havia tanto material disponível.”

Mas quando temos dois atores com características tão marcantes, como é que podemos planear uma transformação radical mas um nível mais conceptual? “O mais importante para o sucesso é criar credibilidade e autenticidade para o público, e não se tem muito tempo para o fazer. São segundos. Os espectadores olham para o ecrã e têm que conseguir identificar de forma imediata quem é quem e em que situação se encontram naquele momento,” afirma David Williams, responsável pelo departamento de maquilhagem da série. “Numa última análise, o nosso objetivo é a credibilidade e o realismo,” acrescenta Moe. 

“Barry [Lee Moe] fez um trabalho incrível com o cabelo da Lily James, colocando-o um pouco mais para trás usando uma prótese,” diz Williams, “o que nos deu um pouco mais de espaço na testa, uma vez que a Lily tem uma testa mais pequena do que a da Pamela. Conseguimos então começar pela testa e ir descendo, o que nos deu a capacidade de descobrir as sobrancelhas muito notáveis da Lily James, uma vez que a Pam tinha também umas sobrancelhas bem demarcadas que definiam uma tendências nos anos 90, as sobrancelhas finas e arqueadas. A Pamela era o arquétipo desse look.” Williams “testou uma série de processos que poderiam ser utilizados para tal. Um processo comum seria simplesmente aplicar capas em cima das sobrancelhas da Lilly, mas não nos deu exatamente a estrutura facial que queríamos”.

“Uma outra opção era afinar ou rapar as sobrancelhas, o que mais uma vez, não nos deu exatamente aquilo que queríamos. Tendo já trabalhando com a testa em outras personagens, sabia o benefício em ir nessa direção. É um pedaço de silicone muito fino que é uma prótese, mas dá-nos a capacidade de trabalhar com a linha da sobrancelha até à testa e para cima até à linha do cabelo. Podemos também moldar a espessura daquela peça, o que é absolutamente crucial para o fazer bem feito.”

Sobre a criação da prótese da testa, Moe explica como a sua implementação foi crucial na concretização da transformação do cabelo. “Ao aplicar esta prótese na testa, criámos uma tela em branco que se assemelhava aquilo que Pamela Anderson tinha se por ventura rapasse completamente o cabelo. Depois, quando chegou à minha cadeira, consegui colocar a linha do cabelo que foi construída e ventilada para imitar o aspecto da linha do cabelo da Pam. Com as sobrancelhas cobertas de novo e a linha do cabelo coberta, podíamos realmente mudar a forma da sua testa. E foi isso que realmente ajudou a criar o aspeto.”

No que toca ao Stan, a adição mais óbvia na transformação foram as tatuagens, mas, curiosamente, foi o cabelo que exigiu um trabalho constante. Para conseguir o aspeto grunge dos anos 90 de Tommy Lee, o cabelo de Stan foi modificado da sua textura natural através de um processo a que ele era submetido a cada 6/8 semanas. O Sebastian “passava normalmente 3 horas no cabelo e na cadeira de maquilhagem e 30 a 45 minutos a preparar o cabelo com produto e depois a penteá-lo”, avança Moe.

Jason Collins (o maquilhador de efeitos especiais) e a sua equipa pesquisaram meticulosamente as tatuagens de Lee por ordem cronológica, desenharam-nas no Photoshop e imprimiram-nas num papel especializado conhecido como waterslide. “Colocámo-lo ao contrário, e pulverizámo-lo com adesivo, saturando o papel com água, permitindo que deslize e se ligue à pele.”

Rapidamente percebeu que Lee tinha na realidade tatuagens incompletas para alguns dos eventos da vida real que a série descreve, e Collins admite que estava dividido entre criar um retrato realista, e não distrair o telespetador. “Metade do peito [de Lee] estava completo e a outra metade não. Se quiséssemos ser completamente precisos, iríamos simplesmente em frente e faríamos isso”, diz Collins, que compreende que existe uma base de fãs pré-existente pronta para escrutinar. “Mas como um programa de televisão que realmente leva a audiência para fora dela”, e para além disso, a legalidade desempenha sempre um papel. “Não podemos ter direitos de autor ou infringir o trabalho de um artista de tatuagens, por isso, uma vez terminada a concepção dessas tatuagens, temos de as mudar cerca de 30%.”

Os projetos biográficos estão sempre em perigo de retratar conscientemente, ou talvez por vezes inconscientemente, uma caricatura grosseira dos seus homólogos da vida real. Especialmente se as fontes da vida real não estiverem envolvidas na produção, como Anderson e Lee não estiveram. Então, como é que a equipa garante que não está a produzir uma caricatura?

“É sempre uma linha ténue da credibilidade e da autenticidade”, conta-nos Williams. “Mas [não havia] melhor aluna de Pam Anderson que Lily James”. Estava constantemente a trabalhar no seu personagem. Tudo o que fazemos é em vão, se o ator não conseguir dar-lhe vida. Ela foi excepcional, todos os dias, durante todo o dia, a trabalhar no sotaque e a ver vídeos quando estávamos na cadeira de maquilhagem”. Williams continua, “uma das minhas afirmações básicas sobre maquilhagem é: não o fazemos se isso não melhorar a personagem. Não pode, em momento algum, distrair. Se houver alguma coisa na linha de ser potencialmente distrativa, para mim, eu digo que não o fazemos. Tudo o que fazemos tem de lhes dar a capacidade de executar totalmente a personagem que criaram”. Moe acrescenta que “nunca queremos que o nosso ator esteja a lutar contra aquilo que estão a usar quando deixam a nossa cadeira”, falando para um objetivo fundamental da equipa.

Outra parte da transformação foram os dentes. “Pam tem aquele sorriso à Pamela Anderson que se conhece quando se vê, e tem tantos significados. Lily era impecável e como ela utilizava esse sorriso, ela na verdade usava muito os dentes [falsos] ao longo do dia, porque é também uma atriz britânica que faz um dialeto canadiano/americano” diz Williams.

Lily James também utilizou seios com próteses durante a série, que foi o tema de muitas conversas com Williams, que ofereceu detalhes sobre como isto afetaria o seu desempenho – “Eu disse, quando estás a usar isto, tens de estar ciente de que o mundo não o verá como uma prótese, e podes sentir que tens uma camisola vestida, mas o mundo não vai ver isso. Assim, o seu nível de conforto será como se tivesse roupa vestida”, insinuando que o seu desempenho será subsequentemente influenciado por isto.

Um processo árduo, as transformações exigiam que os atores estivessem sentados durante horas todos os dias. Lily “sentou-se no cabelo e na cadeira de maquilhagem durante 4 horas todos os dias. Uma hora desse tempo foi passada a preparar o seu cabelo e depois a aplicar a peruca frontal de renda personalizada”, diz Moe. “Nas raras ocasiões em que não precisávamos da prótese do peito, podíamos cortar cerca de uma hora do tempo de maquilhagem de Lily, no entanto, o grosso do tempo na cadeira era o trabalho diário de pintura dos pés à cabeça”, acrescenta Williams.

“Quando estávamos a atravessar o parque de estacionamento, muito, muito cedo no processo de criação da Pam, houve um movimento na parte de trás de um dos camiões e ele [o condutor] estava a falar ao telemóvel. Ao passarmos, com a Lily, como Pam, ele quase caiu da parte de trás do camião. Então olhei para a Lily e disse: “Acho que conseguimos”.

Mas isto não foi a única coisa a virar cabeças. “Tive de reler duas ou três vezes porque estava tipo, espera um minuto. Será que estou a ler isto bem? É o pénis a falar com ele?” diz Collins.

Extraído do livro de memórias de Lee, Tommyland, de 2004, a série apresenta uma cena em que Tommy debate com o seu pénis. Collins foi encarregado de lhe dar vida. “Quando se lê uma cena como esta, a nossa mente fica um pouco louca, podemos entrar no ridículo extremo. Será que eles vão mesmo filmar isto? No início, pensámos que talvez devesse ser um pouco cómico e caricatural. E depois, talvez realista.”

“É feito em silicone e envolveu o Sebastian para que pudéssemos então esculpir o tamanho apropriado e combinar pontos de união. Uma vez terminada a escultura, foi feito outro molde e moldamo-lo a partir de um silicone plastificado. O silicone é de qualidade médica e dá ao acessório uma qualidade carnosa semelhante aos pénis reais”, afirma Collins. “Aplicamos a peça tendo o próprio ator ‘selado’ dentro do aparelho como uma manga. Depois colamo-la no lugar e pintamo-la com uma lavagem de cor, incluindo o trabalho das veias. Toda a modéstia está fora de questão nestes cenários e tornamo-nos rapidamente amigos pessoais quando se está nessas situações.”

Ao optarem pela utilização de um pénis marioneta, Sebastian Stan teve a oportunidade de improvisar e criar “momentos icónicos”, uma vez que a marioneta lhe “respondia”. O realizador, Craig Gillespie, incitava Stan a “reponder de volta”. “Tivemos dois marionetistas atrás dele [Sebastian Stan], marionetistas à esquerda, à direita, para cima e para baixo, e depois outro para o movimento da uretra,” remata Collins.

Inicialmente confundidos pela decisão de casting, muitos espetadores foram rapidamente levados para a transformação de Lily e Sebastian através das primeiras fotografias publicadas na imprensa. E com o lançamento da série, veremos se há alguma carta escondida na manga. Mas no que diz respeito à equipa, eles estão orgulhosos daquilo que fizeram, e nas palavras de Williams: “Sinto que o mundo inteiro vai cair da traseira de um camião!”



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