
Hoje em dia, cada vez mais documentos oficiais estão sendo transformados em documentos PDF. (PDF significa Portable Document Format; é um padrão criado pela Adobe no início dos anos 1990 que permite que documentos em papel sejam transformados em cópias digitais exatas.) Na verdade, a papelada impressa está rapidamente se tornando a exceção, e não a regra. No entanto, mesmo os documentos digitais devem ser assinados. Você pode fazer isso da maneira mais longa – imprimir esses documentos, assiná-los e depois digitalizá-los de volta para o computador – ou pode criar uma assinatura digital e colocá-la diretamente no PDF.
O Windows não oferece um recurso de assinatura de PDF integrado como um Mac oferece. No entanto, você pode usar o navegador embutido do Windows, Microsoft Edge, para assinar um documento PDF. Existem também aplicativos de terceiros que você pode baixar e que oferecem a mesma capacidade.
Neste artigo, examinarei primeiro como usar o Edge para adicionar uma assinatura e, em seguida, farei o mesmo usando o Adobe Acrobat Reader DC, que é o leitor de PDF gratuito da Adobe.
Use o Microsoft Edge para criar uma assinatura
- Encontre seu arquivo PDF no gerenciador de arquivos. Clique com o botão direito no arquivo e abra-o usando o Microsoft Edge.
- O arquivo será aberto no leitor de PDF do Edge. Clique no ícone Desenhar (parece um lápis voltado para baixo).
- Se você tiver uma tela de toque, ela ativará automaticamente a opção Desenhar com toque (o ícone parece uma mão)
- Use o cursor (ou, se você tiver uma tela sensível ao toque, o dedo) para assinar o PDF e salve o documento.
Embora essa seja uma maneira boa e rápida de assinar um documento PDF, significa que você deve passar pelo mesmo processo todas as vezes. Seria muito mais simples se você pudesse simplesmente inserir sua assinatura no documento.
Uma maneira de fazer isso é escrever uma assinatura, fotografá-la e baixá-la como um PDF ou arquivo gráfico.
Use Adobe Acrobat Reader DC para criar uma assinatura
-
Faça download do Adobe Acrobat Reader DC. A Adobe tem a infeliz tendência de encorajar as pessoas a baixar aplicativos em excesso, então certifique-se de desmarcar todas as instalações adicionais que podem aparecer na página: no meu caso, foram dois aplicativos da McAfee e a extensão do Chrome do Acrobat. (Você pode instalar este último mais tarde se achar que pode ser útil.)
- Depois de clicar em “Baixar Adobe Reader”, você pode iniciar a instalação clicando no arquivo .EXE baixado.

- Depois de instalado, o Acrobat Reader será aberto. Procure “Preencher e assinar” na janela principal. Clique nele e depois em “Selecionar um Arquivo” para escolher um arquivo PDF para trabalhar.

- Alternativamente, você pode abrir o arquivo primeiro (indo para “Arquivo”> “Abrir”) e então rolar para baixo até “Preencher e assinar” na coluna direita do aplicativo.
- Uma nova janela o convidará a “Preencher e assinar formulários ou fazer com que sejam assinados por outras pessoas”. Clique no botão “Selecionar um arquivo” e escolha o seu documento no gerenciador de arquivos.

- Antes de seus documentos aparecerem no Acrobat, você provavelmente receberá um pop-up que o convida a “Obtenha documentos assinados rapidamente com Adobe Sign”, que permite enviar até dois documentos para assinaturas a cada 30 dias gratuitamente; se isso for algo que você deseja fazer com mais frequência, custará US $ 120 anuais para o “Pacote Acrobat PDF com e-sign”. Por enquanto, você pode remover o pop-up.
- Seu documento aparecerá no Acrobat. Deve haver um pequeno “Ab” próximo ao seu cursor; caso contrário, certifique-se de que o ícone “Preencher e assinar” à direita esteja destacado. Isso permitirá que você assine digitando seu nome no formulário. Se você deseja assinar desenhando sua assinatura ou salvar uma assinatura digitada ou desenhada, toque em “Assine você mesmo” no ícone acima da tela principal.

- Você terá a opção de “Adicionar assinatura” ou “Adicionar iniciais”. Por enquanto, clique em “Adicionar assinatura”.
- Uma janela pop-up oferece três maneiras de assinar seu documento: digite seu nome (a Adobe fornece várias fontes que parecem manuscritas), desenhe sua assinatura (usando seu touchpad ou diretamente em uma tela sensível ao toque) ou carregue uma imagem de sua assinatura. Certifique-se de que a opção “Salvar assinatura” esteja marcada se não quiser ter que escrevê-la novamente.

- Depois de clicar em “Aplicar”, seu documento PDF estará de volta. Coloque sua nova assinatura onde quiser no documento e clique com o botão esquerdo. Você pode então alterar o tamanho ou o posicionamento da assinatura, se desejar.

E pronto! Agora, se você deseja adicionar sua assinatura a um PDF, basta abrir o documento no Adobe Acrobat Reader e clicar no ícone “Assine você mesmo”. Você pode então selecionar sua assinatura salva e colocá-la onde precisar em seu documento PDF. (A opção “Adicionar iniciais” funciona da mesma forma, mas oferece menos espaço, portanto, você só pode adicionar iniciais.) Se quiser alterar sua assinatura, basta clicar no sinal de “menos” ao lado da assinatura e tentar novamente.

O Adobe Acrobat Reader DC não é, obviamente, o único aplicativo que você pode usar para ler e / ou editar um documento PDF. Há uma variedade de outros aplicativos com versões gratuitas que permitem que você faça o trabalho básico de PDF, como HelloSign, eSign, e SignWell. No entanto, a maioria dessas versões gratuitas vem com limitações – por exemplo, SignWell permite que você assine até três documentos por mês, enquanto o eSign permite processar até dois documentos por dia. O Adobe Reader não tem nenhuma limitação quanto à sua capacidade de assinar documentos, mas se quiser criar um PDF ou exportá-lo para outro formato, você terá que obter a versão Pro.
Atualização de 3 de novembro de 2021, 13h07 (horário do leste dos EUA): Este artigo foi publicado originalmente em 11 de março de 2021; instruções sobre como assinar um PDF usando o Microsoft Edge foram adicionadas, e algumas instruções sobre como usar o Adobe Acrobat foram alteradas.