
Charlotte Riley: a atriz de “Peaky Blinders” que acabou por casar com Tom Hardy
Os dois conheceram-se nas filmagens de um projeto em 2009 e já trabalharam três vezes juntos, incluindo na série da BBC.

Conheceram-se a fazer uma série em 2009.
Aos 44 anos, Tom Hardy é um dos atores mais conceituados da sua geração. É conhecido por papéis em produções como “Mad Max: A Estrada da Morte”, “Venom”, “The Revenant: O Renascido”, “O Cavaleiro das Trevas Renasce”, “A Origem” ou “Warrior – Combate Entre Irmãos”, entre tantas outras. Por outro lado, a sua mulher, Charlotte Riley, é bastante menos conhecida — embora também seja atriz. Aliás, foi precisamente num set de gravações que os dois se conheceram. Tudo aconteceu durante a minissérie britânica “Wuthering Heights”, que estreou em 2009. Os dois colegas apaixonaram-se, embora não tenha sido amor à primeira vista.
Tom Hardy tinha acabado de protagonizar “Bronson”, um filme onde interpreta um criminoso lunático da vida real chamado Charles Bronson. E mantinha alguns traços violentos da personagem no seu dia a dia.
“Eu ficava um bocado enervada quando ele de repente mudava para a persona do Charles Bronson”, disse Charlotte Riley ao jornal “The Daily Mail”, em 2013. “Depois de algumas chávenas de chá, percebi que era algo que ele fazia sobretudo para fazer as pessoas rir.” Os dois faziam um par romântico.
Logo a seguir, contracenaram noutra minissérie, desta vez chamada “The Take”, sobre um homem que acaba de sair da prisão. Nesta altura da sua vida, Tom Hardy estava divorciado da primeira mulher (com quem se casara em 1999) e tinha um filho. Estava igualmente empenhado em manter-se afastado de drogas e álcool, substâncias com que tinha tido alguns problemas nos anos anteriores.
Charlotte Riley terá sido essencial para manter Hardy no bom caminho. Um ano depois de começarem a namorar, estavam mesmo noivos. Embora só tenham casado em 2014. Um ano que ficou marcado por outro momento importante nas suas carreiras: trabalharam ambos na série “Peaky Blinders”.
Tom Hardy interpreta o gangster judeu Alfie Solomons, que tanto é companheiro como inimigo do protagonista Thomas Shelby. Já Charlotte Riley ficou com o papel de May Carleton, a mulher de classe alta ligada ao mundo dos cavalos com quem Thomas desenvolve uma relação atribulada que passa por várias fases ao longo das temporadas.
A sexta e última temporada de “Peaky Blinders” estreou este domingo, 27 de fevereiro, na BBC, no Reino Unido. Só quando for transmitida por completo, ao ritmo de um episódio semanal, é que chegará à Netflix em Portugal. Ainda não há data de estreia prevista.
Os atores têm dois filhos em conjunto, Leo (nascido em 2015) e Forrest Hardy (nascido em 2018). Forrest, como se pode imaginar, foi um nome escolhido em homenagem a uma das personagens favoritas de Tom Hardy no cinema, Forrest Gump (interpretado por Tom Hanks no filme com o mesmo nome). Mas também graças à personagem Forrest Bondurant, que Hardy interpretou no filme “Dos Homens Sem Lei”.
Ao longo dos anos, Tom Hardy e Charlotte Riley têm mantido uma relação discreta e aparentemente feliz. Houve inclusive relatos de que os dois trocavam cartas de amor quando estavam distantes um do outro, em diferentes sets de gravação.
Com 40 anos, Charlotte Riley começou a carreira no cinema e na televisão em 2007, apenas dois anos antes de ter conhecido Tom Hardy, que na altura já era um ator conhecido. Ao longo do seu percurso fez papéis em projetos como “No Limite do Amanhã”, “No Coração do Mar”, “Assalto a Londres”, “Trust” ou “Press”.
Natural do condado britânico de Durham, é filha de uma mãe enfermeira e de um pai engenheiro. Começou por fazer peças de teatro e musicais, além de performances com um grupo de comédia chamado The Durham Revue. Depois, tirou um curso de inglês e linguísticas, mas acabou mesmo por estudar representação.
Charlotte Riley ficou motivada a seguir esta área depois de ter recebido um prémio no National Student Drama Festival, com a peça “Shaking Cecilia”, que escreveu com Tiffany Wood, sua colega no tal coletivo de humor.
Em 2017, quando interpretou Kate Middleton no telefilme “Rei Carlos III”, teve direito a levar o bebé de dois anos para o set de gravações. Mas ficou indignada quando percebeu que só tinha esta possibilidade por ser uma das principais atrizes. Ou seja, todos os outros membros da equipa não tinham este direito. “Odiava a disparidade. Parecia profundamente injusto.”
Foi isso que a levou a criar uma creche móvel para os filhos pequenos de todos os profissionais das produções. O projeto da organização TheWonderWorks demorou cerca de dois anos a avançar, mas foi concretizado: o primeiro espaço destes foi inaugurado no outono de 2020 nos estúdios da Warner Bros nos arredores de Londres, no Reino Unido.
Esta creche tem 50 vagas e funciona em horários extraordinários, que permite aos profissionais da indústria conjugar com os respetivos turnos. Outra particularidade é que não tem brinquedos convencionais: nesta creche os antigos adereços de filmes são transformados em brinquedos para as crianças.
Enquanto aguarda pela nova temporada de “Peaky Blinders”, carregue na galeria para conhecer outras novidades das plataformas de streaming e dos canais de televisão.