
Um homem, de 28 anos, que abordava pessoas vulneráveis alegando ser funcionário da NOS ou da EDP, aliciava as vítimas com computadores portáteis baratos para as obrigar a deslocar-se a um multibanco e levantar dinheiro. O indivíduo foi detido pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) da GNR de Penafiel.
De acordo com informações recolhidas pelo JN, o homem, já com antecedentes por crimes de burla informática no Alentejo, fará parte de um grupo que se dedica às burlas de norte a sul do país. Regra geral, o burlão, bem-falante e bem apresentado, abordava idosos junto de superfícies comerciais, onde houvesse máquinas multibanco.
Dizia que era, por exemplo, funcionário da NOS, com computadores portáteis para oferecer. O cliente apenas tinha que pagar um seguro em dinheiro. O burlão até entregava logo o portátil para demonstrar à vítima que iria ficar com o aparelho, que afinal não funcionava. Encaminhava depois a vítima para uma máquina multibanco para levantar dinheiro.
Ao indivíduo, que já foi libertado, foi apreendida uma viatura BMW, seis computadores que iria servir para mais burlas e um telemóvel. A investigação prossegue.