
As empresas de tecnologia impulsionaram um aumento nas compras corporativas de energia limpa no ano passado, de acordo com um novo análise por BloombergNEF.
No geral, as empresas compraram um recorde de 31,1 GW de energia limpa em 2021, equivalente a mais de 10% de toda a nova capacidade de energia renovável adicionada em todo o mundo aquele ano. Mais da metade dos contratos de compra de energia para energia limpa feitos por corporações foram assinados por gigantes da tecnologia, incluindo Amazon, Microsoft, Meta e Google.
Acordos com concessionárias ou desenvolvedores para comprar energia limpa suficiente para corresponder o uso anual de eletricidade é uma estratégia que as empresas usam para afirmar que estão executando suas operações com energia 100% limpa. Na realidade, essa energia limpa geralmente não está fluindo diretamente para escritórios corporativos e fábricas 24 horas por dia, 7 dias por semana, porque as redes às quais elas estão conectadas podem não ter fontes renováveis suficientes online ainda. Em outras palavras, a maioria dos contratos de compra de energia que as empresas americanas assinam são considerados “virtuais”.
“Empresas como Google e Apple e Microsoft e Meta são as pioneiras do acordo de compra de energia virtual como o conhecemos hoje”, diz Kyle Harrison, chefe de pesquisa de sustentabilidade da BloombergNEF. A Beira. Ainda assim, há mais progressos que as empresas de tecnologia precisam fazer para limpar suas operações.
Dados sobre os contratos de compra de energia do Google no ano passado destacam uma tendência emergente que pode ajudar as empresas a reduzir sua poluição e, ao mesmo tempo, obter mais energia livre de carbono nas redes elétricas. O Google costumava ser o principal comprador corporativo de energia limpa, mas ficou atrás da Amazon, Microsoft, Meta e algumas outras empresas fora da tecnologia. Isso porque o Google é pioneiro em uma nova estratégia para atingir suas metas ambientais que envolve combinar suas necessidades de eletricidade com energia limpa 24 horas por dia, de acordo com o relatório da BloombergNEF. Para isso, está buscando diferentes tipos de investimentos em energia renovável e contratos além dos tradicionais contratos de compra de energia.
O Google anunciou pela primeira vez planos para adquirir energia limpa para seus data centers e campi 24 horas por dia, 7 dias por semana, até o final da década de 2020. Isso envolve investir em novas tecnologias, pressionar por “políticas inteligentes” e trazer novas fontes de energia limpa energia on-line. Por exemplo, em maio, o Google assinou um lidar com a startup Fervo para desenvolver um novo projeto geotérmico em Nevada que deve eventualmente alimentar a rede local que atende aos data centers do Google. Embora a energia solar e a eólica ainda sejam as fontes de eletricidade limpa mais procuradas pelas empresas, a mudança para metas de energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, provavelmente aumentará a demanda por outros tipos de energia livre de carbono que não variam muito dependendo do clima – como geotérmica, energia hidrelétrica e energia nuclear.
No ano passado, a Microsoft anunciou uma meta semelhante de combinar seu uso de eletricidade com energia renovável 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ainda depende muito de contratos de compra de energia, embora a Microsoft tenha dito A Beira no ano passado que estava começando a mudar seus acordos em um esforço para levar mais energia limpa para as redes locais onde opera. A empresa foi a segunda maior compradora corporativa de energia limpa em 2021.
A Amazon, que ainda não assumiu um compromisso de energia limpa 24 horas por dia, 7 dias por semana, derrotou por pouco a Microsoft para manter a posição de maior comprador corporativo de energia limpa pelo segundo ano consecutivo. O portfólio de energia limpa da Amazon é agora o 12º maior entre todos os tipos de empresas em todo o mundo, de acordo com a BloombergNEF.
As empresas fora da tecnologia não estão fazendo a transição para a energia limpa com tanto entusiasmo. Embora o total de energia renovável comprada por empresas em 2021 tenha sido quase 24% maior do que no ano anterior, o número geral de empresas que compram energia limpa realmente encolheu.
“Esse domínio da tecnologia, é também é uma prova do fato de que esse mercado não se expandiu para outros setores tão rápido quanto você esperava”, diz Harrison.