
O Apple Pay não oferecerá mais suporte ao sistema russo de pagamento com cartão Mir, fechando uma brecha que permite que os russos continuem a usar o serviço em meio a sanções econômicas impostas ao país, de acordo com um relatório da Reuters.
“A Apple informou ao NSPK [Russia’s National Payment Card System] que está suspendendo o suporte de cartões ‘Mir’ no serviço de pagamento Apple Pay”, uma tradução anúncio no site da Mir lê. “Desde 24 de março, o upload de novos cartões ‘Mir’ para o serviço está indisponível.” A empresa também observa que quaisquer cartões Mir adicionados anteriormente ao Apple Pay deixarão de funcionar nos “próximos dias”. Apple Pague primeiro adicionado suporte para cartões Mir no ano passado.
De acordo com O guardiãoa Mir é de propriedade do Banco Central da Rússia e foi criada em resposta às sanções econômicas impostas à Rússia depois de anexar a Crimeia em 2014. Estatísticas do Banco Central dizem que os cartões Mir representam cerca de 32% de todos os novos cartões emitidos no país.
O Google também está tomando medidas para cortar os laços com a Mir, a WSJ relatórios. A empresa supostamente pausou um programa piloto – que começou em outubro passado — que permite que os usuários conectem seus cartões Mir ao Google Pay. “O Google Pay está pausando os serviços relacionados a pagamentos na Rússia como resultado de uma interrupção dos serviços de pagamento fora de nosso controle”, disse um porta-voz do Google em comunicado ao WSJ.
A Beira entrou em contato com o Google e a Apple com um pedido de comentário, mas não obteve resposta imediatamente.
Muitos usuários russos foram cortados do Apple Pay e do Google Pay depois que vários países impuseram sanções financeiras aos principais bancos da Rússia, incluindo VTB Group, Sovcombank, Novikombank, Promsvyazbank e Otkritie FC Bank. No início deste mês, Visa e MasterCard suspenderam suas operações na Rússia, impedindo os russos de usar seus cartões de crédito ou débito fora do país ou para pagamentos online internacionais.