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Algori: o passado e o futuro do calçado português

by caffeine
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Algori: o passado e o futuro do calçado português


O encontro da tradição com a inovação é sempre frutífero para a Moda. Na indústria do calçado, e em Portugal, é na Algori que estes dois caminhos se cruzam, dando origem a uma marca portuguesa baseada em técnicas artesanais, mas que projeta uma imagem promissora para o futuro. 

Por detrás da Algori estão Carina e Tiago Pereira, que contam ter (literalmente) nascido em “berço de couro”. Os dois criadores desta marca sediada em Vizela cresceram no seio de uma família de criadores de sapatos, o que os tornou, desde o princípio, conhecedores dos segredos da indústria. Na verdade, Tiago recorda como uma das suas memórias de infância se prende com as brincadeiras criadas em redor das sobras de pele que iam sendo deixadas no chão da fábrica. Era o início de um projeto que viria a crescer com as ambições dos dois jovens portugueses. 

Assim, anos de investigação e experiência, combinados com a descoberta das melhores matérias-primas, trouxeram a Carina e Tiago Pereira a vontade de dar uma nova cara ao tradicional setor do calçado português. Tiago na área da gestão e logística, Carina enquanto líder das linhas de design, estes foram reunindo os seus conhecimentos e paixões para dar vida a uma só figura que representasse na perfeição o ADN da Algori.

Nasce, então, Tomas Gianfranco. Criado para representar a fusão dos interesses dos dois jovens, esta é uma personagem materializada pelos traços do artista Mr Dheo, e que, no final, acabou por ganhar a sua própria identidade. Gianfranco é um designer italiano, nascido nos anos sessenta, que viajou até Portugal com um intuito meramente turístico, mas que se desenvolveu para uma verdadeira paixão pelo nosso país. Dessa forma, o italiano comprou uma pequena moradia, onde se permitiu explorar os têxteis portugueses e dar asas à sua imaginação. Com a chegada da pandemia, Tomas Gianfranco procurou refúgio no interior e aí ingressou numa busca por calçado confortável, e resistente, baseado nas vantagens têxteis trazidas pelo couro.  

Tomas Gianfranco

Da modelagem ao conforto, passando pela procura de um material duradouro, Gianfranco reinventou o calçado tendo em mente as aventuras ao ar livre, os passeios pelas calçadas italianas, a prática desportiva. Este poderá ter sido o início metafórico da Algori, mas foi também o seu começo e a sua entrada no mercado do calçado português. O designer italiano é somente a canalização das ambições de Carina e Tiago Pereira, materializadas agora nos produtos da sua marca.

Enquanto um projeto 100% português, é impossível dissociar a Algori dos valores da sustentabilidade, tal como da procura por manter vivas as práticas artesanais que os dois jovens receberam da sua família. Hoje, Tiago explica como já não existem sobras no chão da fábrica, pois todos os materiais são utilizados da forma mais eficiente, e que evite desperdício. A isto, Algori junta a sua preocupação pela preservação da Natureza, tal como os valores da inclusão e da promoção do talento que brota da sua terra Natal no norte de Portugal.  

Porém, a identidade de Algori expande-se para além dos valores da tradição. Esta é uma marca dinâmica, inovadora, que vê na arte uma forma de expressão dos seus valores. 

@ratin.kr

Seguindo essa mensagem, a sua mais recente campanha é a combinação perfeita entre as paisagens do Norte, a street art e o breakdance. O ator e modelo português José Fidalgo, juntamente com o artista plástico Mr Dheo – que pinta um mural para estar disponível na fábrica da marca – dão a cara pelos valores jovens e distintos de Algori. A eles juntam-se Roberto Mendes, Mix Ivanov, Kid Glyde, Xak, Found Kid, XXL, Max Oliveira e Ratin, num vídeo para ser visto e apreciado na GQ Portugal. 



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