
Alerta mulheres: os mirtilos podem ajudar a prevenir infeções urinárias
Outras frutas e legumes também podem ajudar a expelir as bactérias do nosso sistema, assim como o consumo regular de água.
Pode incluir na alimentação diária.
As doenças do sistema urinário, como as infeções urinárias, são um problema de saúde frequente no sexo feminino e estima-se que seis em cada 10 mulheres possam vir a ser afetadas por esta doença ao longo da vida. É uma infeção que se caracteriza pela presença de bactérias que se multiplicam nas vias urinárias, ou seja, rins, ureteres, bexiga e uretra, e que são frequentemente provenientes da vagina ou ânus.
Apesar de na maioria das vezes, as bactérias presentes na uretra serem expelidas através da urina, isso nem sempre acontece, causando infeção. Os sintomas mais comuns incluem ardor enquanto urina, vontade recorrente de ir à casa de banho e algum desconforto ou dor na zona abdominal. Também poderá dar à urina tenha um odor mais intenso, provocar o aparecimento de algum sangue ou que a mesma tenha uma cor esbranquiçada.
Porque é que esta patologia afeta mais mulheres que homens? A uretra das mulheres é mais curta, chegando a bactéria mais rapidamente à bexiga, assim como também está mais próxima da vagina e ânus (o que não acontece na anatomia masculina), sendo elas mais propícias à infeção com a E.coli.
A alimentação tem o seu papel na prevenção de infeções recorrentes deste tipo através da hidratação: “É importante adequar a ingestão de água às necessidades e complementar esse consumo com bebidas de ação diurética”, começa por explicar à NiT a nutricionista Sofia Carvalho.
Os probióticos também são benéficos nestas situações, para “colmatar os efeitos menos positivos dos antibióticos, que são normalmente receitados pelos médicos no momento da infeção, restaurando o equilíbrio da flor intestinal e do sistema imunitário”, afirma a especialista.
Apesar do tratamento da infeção urinária requerer o uso de antibióticos prescritos por um médico, determinados cuidados podem prevenir o seu aparecimento. Lembra-se de ouvir a sua mãe ou avó dizerem que a canja de galinha cura a gripe, ou que tapar o nariz e a boca pára os soluços? Pois bem, desta vez são os mirtilos que podem ajudar na prevenção de infeções urinárias, e quem o afirma é a nutricionista Sofia Carvalho, da plataforma de consultas de nutrição online Healthy.On.
“Um alimento com poderes muito importantes, não só a ajudar na resolução da infeção mas sobretudo a preveni-la, são os mirtilos”, refere. Segundo um artigo científico, publicado na revista “Journal of Nutrition”, no qual se estudou o efeito dos mirtilos nas infeções urinárias, percebeu-se que o consumo destas bagas pode ser encarado como uma intervenção nutricional capaz de prevenir até 26 por cento as infeções urinárias, “pelo que é um alimento que ajuda na promoção da saúde e na prevenção da doença, o que ajuda também a diminuir a utilização de antibióticos”, explica.
Existem outros alimentos também bastante benéficos nestes casos — os que contêm d-manose, um açúcar natural ao qual as bactérias de ligam, ajudando a que sejam expelidas pela urina. “Este açúcar pode ser encontrado em alimentos como os brócolos, a beringela, o feijão, o feno-grego, a amora, a maçã e o pêssego”, acrescenta.