
A versão saudável de churros para não estragar a dieta nos Santos Populares
Esta sobremesa está para os arraias, como a sardinha para o pão. Mas não tem de ser uma desgraça.
Parece mentira, mas é possível.
A par das sardinhas, do pão com chouriço e das bifanas, há outra coisa que nunca falta nos Santos Populares e nas festas de verão: as farturas e os churros. Porém, as versões que encontramos nas famosas roulottes estão longe de ser as mais saudáveis.
Com canela e açúcar, estas tradicionais sobremesas aromatizam as ruas um pouco por todo o País. Mas, basta que coma uma ou duas para se arrepender. Neste caso, a solução não é deixar de pedir os churros, mas sim fazer versões saudáveis em casa,.
A sugestão de Rui Marques, autor do blogue “A Pitada do Pai”, troca o passo da fritura por uma opção com menos gordura, que torna os churros muito menos calóricos. O típico óleo de girassol também foi substituído, assim como o açúcar.
Do que precisa
— 250ml de água
— 2 colheres de sopa de óleo de coco
— 110 gramas de farinha de trigo
— 2 ovos
— 2 colheres de sopa de Stevia ou outro adoçante
— Stevia e canela em pó (para polvilhar no final)
Dica sem glúten: 80 gr de farinha de aveia + 30 gr de farinha de milho fina
Como se faz
Num tacho comece por colocar a água, o óleo de coco e o adoçante/açúcar. Deixe ferver. Assim que estiver a borbulhar, retire do lume e adicione a farinha e envolva bem.
Junte os ovos um a um e continue a mexer. Transfira a massa para um saco de pasteleiro e pre-aqueça a airfryer Philips XXL a 180ºC. Pincele o cesto da air fryer com óleo de coco, e coloque os churros. Programe seis a oito minutos a 180ºC
Retire os churros um a um e polvilhe com stevia (açúcar) e canela.
Carregue na galeria para descobrir mais sobremesas saudáveis e deliciosas para preparar em cinco minutos (ou menos).