• Latest
  • Trending
  • All
  • News
  • Business
  • Politics
  • Science
  • World
  • Lifestyle
  • Tech
A revolução de Alessandro Michele

A revolução de Alessandro Michele

18 de Julho, 2022
img_1200x6762022_07_27_20_24_07_433201_im_637945508176479901.png

Poder é a capacidade de mudar o curso das coisas – Economia

27 de Julho, 2022
1658956718_1.91x1.jpeg

Patriarcado de Lisboa confirma que recebeu queixa de abuso sexual

27 de Julho, 2022
Moedas aceita monumento de homenagem a Vasco Gonçalves, mas tem uma dúvida: "Uma estátua ou um busto"?

Moedas aceita monumento de homenagem a Vasco Gonçalves, mas tem uma dúvida: “Uma estátua ou um busto”?

27 de Julho, 2022
A BOLA - Euro-2022: ‘bis’ de Popp à França e a Alemanha está na final (Futebol Feminino)

A BOLA – Euro-2022: ‘bis’ de Popp à França e a Alemanha está na final (Futebol Feminino)

27 de Julho, 2022
A Facebookificação do Instagram - The Verge

A Facebookificação do Instagram – The Verge

27 de Julho, 2022
1719353.jpeg

A “discoteca da palha”, casas tornadas “tascas”: o pequeno grande festival da aldeia de Guedieiros | Viseu

27 de Julho, 2022
1658938675_1.91x1.jpeg

Milhares de jovens participam nas atividades de verão da Universidade do Porto

27 de Julho, 2022
Lula da Silva tem o apoio de 51% dos jovens brasileiros contra 20% de Bolsonaro – Observador

Lula da Silva tem o apoio de 51% dos jovens brasileiros contra 20% de Bolsonaro – Observador

27 de Julho, 2022
Mick Jagger: ícone de estilo

Mick Jagger: ícone de estilo

27 de Julho, 2022
Setúbal recebe mega festival de aulas de salsa e animação com DJ ao pôr-do-sol – NiT

Setúbal recebe mega festival de aulas de salsa e animação com DJ ao pôr-do-sol – NiT

27 de Julho, 2022
1658936923_mm_og_image.jpeg

“Fazer reggae original não é só imitar o Bob Marley” – NiT

27 de Julho, 2022
Tudo o que precisa de saber sobre a Vogue Pop Up Exhibition Store

Tudo o que precisa de saber sobre a Vogue Pop Up Exhibition Store

27 de Julho, 2022
Segunda-feira, Agosto 15, 2022
caffeine.pt
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • News

    Trending Tags

    • Donald Trump
    • Future of News
    • Climate Change
    • Market Stories
    • Election Results
    • Flat Earth
  • Tech

    Trending Tags

    • Flat Earth
    • Sillicon Valley
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Golden Globes
    • Future of News
  • Entertainment
    1658936923_mm_og_image.jpeg

    “Fazer reggae original não é só imitar o Bob Marley” – NiT

    1658908058_mm_og_image.jpeg

    Este verão há sessões de cinema ao ar livre na Cinemateca – NiT

    1658879208_mm_og_image.jpeg

    a vida louca de Shania Twain chega à Netflix – NiT

    1658850336_mm_og_image.jpeg

    Vitão estreia-se em Lisboa na primeira edição do projeto Viralisa – NiT

    1658821481_mm_og_image.jpeg

    a história da criança que sobreviveu ao assassinato da família – NiT

    1658792614_mm_og_image.jpeg

    “A minha voz não é a tua voz” – NiT

    1658763760_mm_og_image.jpeg

    “As pessoas não são elas próprias quando bebem” – NiT

    1658734907_mm_og_image.jpeg

    Chegou o novo trailer oficial de “Black Panther 2: Wakanda Forever” – NiT

    1658706049_mm_og_image.jpeg

    Há mais tenebrosos episódios de “American Monster” para ver – NiT

    1658677213_mm_og_image.jpeg

    U2 estreiam uma das salas de espetáculos mais incríveis do mundo – NiT

  • Lifestyle

    Trending Tags

    • Golden Globes
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Climate Change
    • Flat Earth
No Result
View All Result
caffeine.pt
No Result
View All Result
Home LifeStyle

A revolução de Alessandro Michele

by caffeine
in LifeStyle
0
491
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
A revolução de Alessandro Michele


“Eu adoro fatos de homem. São talvez uma das coisas de que mais gosto. Adoro os ombros, os botões. O casaco é uma peça incrível – transversal a sexos e identidades. Coloca toda a gente, independentemente das suas diferenças, dentro da mesma caixa. Toda a gente é cativada por este estranho uniforme de casaco e calças. Eu gosto disso e também gosto de brincar com isso, de quebrar e utilizar os seus códigos e desafiá-los. Gosto de o inflamar com uma cor estranha. Acho que as roupas de homem são um tratado misterioso com engenharia”. Assim diz Alessandro Michele, diretor criativo da Gucci desde 2015, numa declaração de amor inequívoca e gritante.

Um fato de homem é um amor por esse exercício de estilo, mas também pelo poder disruptivo que a maior parte dos looks clássicos podem ter no que diz respeito a desafiar normas e clichés. É um aparente paradoxo. Na realidade, se se vir red carpets por todo o mundo, não há nada mais atual do que roupa masculina. E nessas mesmas red carpets, as criações da Gucci têm sido um claro protagonista ultimamente.

Encontrei-me com Michele em Roma, no palazzo, ainda antes da sua inauguração, onde a famosa casa de moda encontrou o seu lar recentemente. Aqui, tudo parece refletir o seu estilo, ou talvez seja ele que se parece tanto a Gucci. E ambos Gucci e Michele partilham tanto com a Roma que nos rodeia que é impossível perceber onde um acaba e o outro começa, num jogo de espelhos contínuo entre classicismo e avant-garde, ironia e profundidade. No sofá do seu estúdio pessoal, discutimos como isto é um pouco como o que está a acontecer ao estilo masculino, com o casaco, as calças, a camisa e a gravata a esvaziarem-se do simbolismo que os rodeou durante décadas. Em vez de poder, formalismo, um certo tipo de masculinidade dominante, os homens estão a reaver a liberdade para interpretar estas peças da sua própria maneira. “O fato masculino é um código universal, uma espécie de Bíblia. É mais poderoso do que qualquer vestido feminino porque representa poder para toda a gente. Se quiserem pegar fogo a isto tudo, é por aqui que devem começar. É quase sacrílego, mas quando conseguem, o fogo é mesmo grande”, explica Michele.

Hoje, o casaco de homem, segundo o designer romano, “recuperou um lugar na moda em que está mais ligado à beleza, ao facto objetivo de que é uma incrível peça. O poder que detém está agora disponível a todos: a mulheres, homens e a quem está no meio. Eu tento manipulá-lo, esvaziá-lo, esticá-lo, encurtá-lo, mover alguns botões. O efeito é sempre desafinado, alto, lindo. O meu guarda-roupa está cheio de casacos. Na minha opinião, tudo começa com eles”.

© Getty Images

A mudança de cultura que interessa a Michele não aconteceu por acaso. Tem a ver com o que está finalmente a acontecer no universo masculino a nível social e estético: “hoje, homens têm mais espaço para se expressar, não estão tão confinados ao cliché a que estavam presos recentemente, aquele onde não se podem expressar e libertar através da roupa. Podem mostrar vaidade, porque a vaidade também é masculina”, diz Michele quando lhe peço para explicar como acha que chegámos onde estamos.

A questão diverte-o e contribui para esta mudança cultural através de um lugar tão sagrado para a moda quanto para os ateliers da Gucci: “o aspeto mais interessante do que nós fazemos é que criámos uma plataforma, um guarda-roupa, que te empodera a seres um pouco mais livre. Introduzimos, numa grande marca, um alto nível de excentricidade, de uma visão muito pessoal do look com coisas que até recentemente eram quase proibidas a homens, como cores, formas, a ideia de se divertir com a aparência. Isto levou a que os mais conservadores viessem até nós, tentados pela ideia de dar um passo em frente e de se permitirem abraçar este sentido de liberdade, porque, no fim, o desejo de se transformar é apenas humano. É verdade para os clientes, os fãs, é verdade para os talentos e celebridades que vestimos de tempos a tempos. É uma oportunidade que nos damos a nós mesmos, uma porta que se abre e que nunca sequer tínhamos considerado. Com algumas das pessoas que escolhi vestir, nasceu uma relação que é tão próxima que resultou em amizade e que a esse ponto as trocas se tornam ainda mais íntimas”. 

© Getty Images

É claro – olhando para os eventos globais da Gucci, para as filas da frente de desfiles, e para as passerelles – que algumas das celebridades que escolheram Gucci ou aqueles que a Gucci escolheu vivem uma espécie de pacto de liberdade mútua e de evolução estética com Michele e a sua visão de moda masculina. É interessante ouvir como surgem estas relações, como ele escolhe quem vestir e com quem perseguir uma parceria criativa: “não há uma regra exata. Mesmo antes de teres chegado, fui lá abaixo porque estavam prontos um look para Harry [Styles] e um fato para Jared [Leto]. É isso que faço normalmente: revejo e acrescento ou retiro qualquer coisa, para fazer com que gostem mais. E isto acontece porque os conheço, tenho uma relação muito criativa com eles. As suas personalidades acrescentam ao meu trabalho a possibilidade de me empurrar para territórios que não seriam meus. Jared, por exemplo, é obcecado com a ideia de estar constantemente a mudar, mas mantendo-se ele próprio. E, para mim, isso é estimulante. Ou pegando em alguém como o ator italiano Alessandro Borghi: quando nos conhecemos há anos ele era certamente chique, mas muito rígido. Agora, ele quer ver quão longe consegue ir, recentemente acho-o mais bonito porque ele está particularmente liberto. Usa casacos e calças de forma diferente, quer parecer algo diferente porque, no fim, ninguém é apenas uma coisa. Alessandro quer ver quantas coisas diferentes consegue ser e isso cria um estímulo mútuo em nós que se reflete na roupa. Para nem falar de Harry…”

Não, falemos de Harry Styles. A relação entre Styles e Michele é bem conhecida e a sua parceria criativa é tão próxima que levou os dois a criar uma coleção exclusiva para a Gucci: HA HA HA, das iniciais de ambos os seus primeiros nomes. É uma espécie de guarda-roupa ideal dos dois, cheio de referências partilhadas e obsessões. Um guarda-roupa onde casacos, camisas e calças lutam pelo papel de protagonista. O fato é, tanto quanto parece, a verdadeira fixação da pop star britânica. Tornou-o tão dele, conta-me Michele, que criou uma coleção de fatos sem igual “de houndstooth a windowpane inglês. É impressionante”. Styles, de acordo com Michele, é uma espécie de paradigma vivo da sua liberdade masculina que se redescobriu através do estilo clássico: “Harry representa tudo o que estamos a dizer. Se pensarmos sobre isso, o que é que ele fez para se tornar algo revolucionário e mudar radicalmente a sua imagem? Ele vestiu um casaco”. 

© Getty Images

Tudo isto leva Michele a uma última reflexão acerca de como o marketing e a tendência para simplificar continua a direcionar os homens para um estilo, género e código geracional parcialmente datados. Formal ou casual, novo ou velho, homem ou mulher. Parece que isto mudou mesmo, não? “Quando os filhos dos nossos filhos crescerem, estes vão ser debates antigos. Somos, de certa forma, meros animais que aprendem a viver com estas estruturas, mas é óbvio que há uma transformação das nossas identidades e de quem somos. A roupa é apenas a parte mais visível disto. Mais uma vez, o mundo masculino representa poder e os homens muitas vezes falam entre si numa língua que tende a preservar este poder, mas é uma língua que está, em parte, a implodir. 

“Já viste os rapazes?” Pergunta-me, referindo-se aos Måneskin, a banda de rock italiana que está a viver um momento de sucesso tremendo e que a Gucci abraçou. “Estão a vestir os seus fatos, é impressionante. Podes perguntar-se o que há de disruptivo em vestir as roupas que Mick Jagger costumava usar. Mas acho que está na hora de ter um look diferente; como sempre, se te limitares apenas às roupas, não as consegues explicar. Se olhares para o verdadeiro significado que ganham quando as usas, aí ganhas uma nova perceção”. A revolução do casaco e das calças está apenas a começar.



Source link

Share196Tweet123Share49
  • Trending
  • Comments
  • Latest
1634652049_unnamed-file.wm.jpeg

BLITZ – Não se perca! Todos os concertos e festivais marcados para este ano e 2022

19 de Outubro, 2021
House of Gucci: a verdadeira história de Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci

House of Gucci: a verdadeira história de Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci

4 de Novembro, 2021
1634369470_unnamed-file.wm.jpeg

Os Livros do Programa Cujo Nome Estamos Legalmente Impedidos de Dizer

16 de Outubro, 2021
maisfutebol.jpeg

Indian Wells: João Sousa entra a ganhar no ‘qualifying’

0
1633471949_unnamed-file.wm.jpeg

BLITZ – Partido Comunista dos Estados Unidos agradece a Grimes

0
1633472334_image.jpg

conheça melhor as equipas que vão disputar a I Liga

0
img_1200x6762022_07_27_20_24_07_433201_im_637945508176479901.png

Poder é a capacidade de mudar o curso das coisas – Economia

27 de Julho, 2022
1658956718_1.91x1.jpeg

Patriarcado de Lisboa confirma que recebeu queixa de abuso sexual

27 de Julho, 2022
Moedas aceita monumento de homenagem a Vasco Gonçalves, mas tem uma dúvida: "Uma estátua ou um busto"?

Moedas aceita monumento de homenagem a Vasco Gonçalves, mas tem uma dúvida: “Uma estátua ou um busto”?

27 de Julho, 2022
caffeine.pt

Copyright © 2017 JNews.

Navigate Site

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Follow Us

No Result
View All Result
  • Home
  • News
    • Politics
    • Business
    • World
    • Science
  • Entertainment
    • Gaming
    • Music
    • Movie
    • Sports
  • Tech
    • Apps
    • Gear
    • Mobile
    • Startup
  • Lifestyle
    • Food
    • Fashion
    • Health
    • Travel

Copyright © 2017 JNews.