• Latest
  • Trending
  • All
  • News
  • Business
  • Politics
  • Science
  • World
  • Lifestyle
  • Tech
1634580109_mm_og_image.jpeg

A rapariga iraniana que quer ser cantora em Portugal — e brilhou no “The Voice”

18 de Outubro, 2021
img_1200x6762022_05_28_23_12_40_429907.jpg

Resultados provisórios: Montenegro eleito novo presidente do PSD com 73% dos votos – Política

28 de Maio, 2022
Real Madrid conquista o 14º título europeu

Real Madrid conquista o 14º título europeu

28 de Maio, 2022
Jovem leva três tiros mas consegue chegar à esquadra e pedir socorro

Jovem leva três tiros mas consegue chegar à esquadra e pedir socorro

28 de Maio, 2022
1653764271_image.jpg

Biden lamenta ″crise de fé″ e desafia jovens a lutar contra a divisão e o ódio

28 de Maio, 2022
Maria Cerqueira Gomes colocou uma condição na sua festa de aniversário - Atualidade

Maria Cerqueira Gomes colocou uma condição na sua festa de aniversário – Atualidade

28 de Maio, 2022
Os próximos dias vão continuar a ser difíceis para quem sofre de alergias

Os próximos dias vão continuar a ser difíceis para quem sofre de alergias

28 de Maio, 2022
1653760291_mm_og_image.jpeg

José Rodrigues dos Santos troca Gradiva por Planeta

28 de Maio, 2022
1700912.jpeg

Luís Montenegro: PSD vai “reconquistar a confiança” dos portugueses | PSD

28 de Maio, 2022
Novo monstro de Stranger Things 4 é feito com efeitos práticos, alguns CG e muito lubrificante

Novo monstro de Stranger Things 4 é feito com efeitos práticos, alguns CG e muito lubrificante

28 de Maio, 2022
img_1200x6762022_05_26_21_10_31_429800.jpg

Adão e Silva: Denúncia de protocolo com Berardo protege interesse público – Empresas

28 de Maio, 2022
O indisciplinado Grimaldo não deve voltar a jogar pelo Benfica

O indisciplinado Grimaldo não deve voltar a jogar pelo Benfica

28 de Maio, 2022
O 46 é de Valentino Rossi para sempre: MotoGP retirou o número de competição

O 46 é de Valentino Rossi para sempre: MotoGP retirou o número de competição

28 de Maio, 2022
Sábado, Maio 28, 2022
caffeine.pt
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • News

    Trending Tags

    • Donald Trump
    • Future of News
    • Climate Change
    • Market Stories
    • Election Results
    • Flat Earth
  • Tech

    Trending Tags

    • Flat Earth
    • Sillicon Valley
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Golden Globes
    • Future of News
  • Entertainment
    1653760291_mm_og_image.jpeg

    José Rodrigues dos Santos troca Gradiva por Planeta

    1653731439_mm_og_image.jpeg

    este sábado há mais um episódio do programa da NiT na CNN Portugal

    1653702561_mm_og_image.jpeg

    O novo “Monstros Fantásticos” está quase a chegar à HBO Max

    1653673718_mm_og_image.jpeg

    Como a vida (e os looks) de Millie Bobby Brown mudaram ao longo dos anos

    1653644855_mm_og_image.jpeg

    Já há cartaz para a próxima edição da Festa do Avante

    1653616005_mm_og_image.jpeg

    Costa da Caparica recebe festival de música no início de junho

    1653587136_mm_og_image.jpeg

    Tom Cruise não quis efeitos especiais — e obrigou os atores a voarem nos caças de “Top Gun”

    1653558277_mm_og_image.jpeg

    ex-funcionário do site TMZ testemunha a favor de Johnny Depp

    1653529430_mm_og_image.jpeg

    há música (gratuita) durante 2 dias no Campo Grande

    1653500550_mm_og_image.jpeg

    “nunca me empurrou ou agrediu”

  • Lifestyle

    Trending Tags

    • Golden Globes
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Climate Change
    • Flat Earth
No Result
View All Result
caffeine.pt
No Result
View All Result
Home Entertainment

A rapariga iraniana que quer ser cantora em Portugal — e brilhou no “The Voice”

by
in Entertainment
0
492
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
1634580109_mm_og_image.jpeg


A nona temporada de “The Voice Portugal” estreou na RTP1 este domingo, 18 de outubro. Entre os concorrentes que se destacaram estava Ava Vahneshan, de 22 anos, que levou uma canção de estética tradicional persa intitulada “Lalayi” ao palco do programa de talentos.

A sua voz fez virar três das quatro cadeiras dos mentores — e acabou por ficar na equipa de António Zambujo. Mas a sua história emocionou todos os presentes no estúdio (e também, claro, aqueles que assistiam em casa). Afinal, Ava Vahneshan veio para Portugal precisamente porque queria ser cantora e não iria conseguir ter uma carreira no seu país.

“Toda a minha vida estava à espera deste momento e é mesmo giro, estou super feliz [risos]. Quero agradecer a este programa e a toda a gente de Portugal que me está a apoiar. Cantar sem ter medo e livre”, diz Ava à NiT, sobre o que está a sentir algumas horas depois de o programa ser transmitido.

Desde pequena que Ava Vahneshan gosta de música e de cantar. E sempre se sentiu mais ligada à música tradicional. “O que era estranho para a minha idade, porque as pessoas da minha idade gostavam mais de pop ou rap [risos]. Mas eu gostava mais do tradicionthe voiceal e acho que temos de ir para a raiz do nosso país, da nossa cultura. Por isso decidi ter aulas de canto mesmo ao estilo tradicional do Irão.”

Quando fez 14 anos, os seus pais decidiram que podia ter aulas de canto. “Era para seguir essa área de uma forma mais séria, mas como no Irão é difícil, como as aulas são todas privadas, escondidas, na casa do professor, não é em público… Durante quatro ou cinco anos fiz essas aulas e depois disso eles perceberam que eu tinha jeito, que este é mesmo o meu sonho — ser cantora — mas lá é impossível. Não há cantoras mulheres, não podem cantar. Então decidiram emigrar para um país onde eu pudesse cantar livremente e sem nenhum problema.”

A família Vahneshan tinha uma vida “muito boa” e confortável no Irão. A mãe era professora de educação física na universidade. O pai tinha uma empresa de construção civil. Mas decidiram abdicar dos seus trabalhos e vidas no Irão para que a filha tivesse uma hipótese de tentar alcançar o seu sonho.

Porquê Portugal? Ava Vahneshan tem um tio que está há cerca de 30 anos no nosso País. Tem uma empresa de tapeçarias persa e a família já o costumava visitar nas férias. “Nós sempre visitámos o meu tio e gostámos, parece que o país tem uma cultura mais ou menos parecida com a nossa, com pessoas muito simpáticas. Por isso, claro que sinto saudades [do Irão], mas não sinto assim tanto. Aqui sinto-me mesmo em casa.”

Os três estão cá há três anos e meio. Mas o irmão de Ava também já tinha vindo para Portugal há cerca de dez anos, antes de completar os 18. “Ele também emigrou por causa de alguns problemas… Tal como há para as mulheres, também há para os homens. O exército lá é obrigatório. Se alguém quiser sair do país antes dos 18 anos pode, mas depois disso tem que fazer mesmo o exército de dois anos e tal e só depois é que pode sair.” Curiosamente, o irmão de Ava também tem uma grande ligação às artes. Estudou na área, faz teatro e participa em curtas-metragens. Já Ava, além de cantar, está no último ano do curso de Medicina Tradicional Chinesa no Instituto Português de Naturologia.

Os pais tiveram que começar do zero quando chegaram a Portugal. Afinal, a barreira da língua era um obstáculo que só com os anos têm vindo a conseguir contornar. “Por causa da língua e de tudo ser novo, tiveram que começar mesmo do zero. A minha mãe não podia dar aulas porque não sabia a língua, e o meu pai já não tinha a empresa, tinha de começar nas obras. Mas eles fizeram isso sem nenhum problema. Agora, a pouco e pouco, tudo está a ficar mais bonito. A minha mãe já está a dar aulas de natação e o meu pai está a trabalhar por conta dele.”

Por seu lado, Ava adaptou-se bastante bem à língua portuguesa. “Quis sempre aprender a língua, porque como adoro Portugal, sem aprender a língua acho que era impossível. Sem isso acho que não faz sentido. Depois de três anos, muita gente pergunta se eu já tinha aprendido no meu país, mas não [risos]. Foi aqui mesmo que comecei”, comenta, sobre o facto de o seu português ser bastante elogiado.

Quando se mudou para cá, começou a frequentar a igreja internacional Riverside, em Cascais, perto de onde vive. Além de local de culto, é lá que canta (em coro e a solo) desde que chegou a Portugal. Em persa, claro, mas também já fez experiências em inglês e em português.

A sua interpretação encantou os mentores.

“Acho que cantar não tem língua, mas para cantar bem uma canção temos de perceber as palavras para transmitir a emoção para as pessoas.” Contudo, adianta, muito provavelmente vamos poder vê-la a interpretar um tema português nesta edição do “The Voice”. 

Além de gostar bastante de fado — até porque é um género de música tradicional — gosta de nomes portugueses como Carolina Deslandes ou os irmãos Luísa e Salvador Sobral.

Desde que chegou a Portugal, conta, os amigos sempre lhe disseram que devia inscrever-se no “The Voice”. “Para abrir outras portas e para o mundo me conhecer. Eu queria mesmo ser uma cantora profissional, então este ano decidi fazer isto, fi-lo e agora estou mesmo contente.”

Ava Vahneshan admite que não estava à espera de suscitar “reações tão fortes” no programa. “E como cantei noutra língua tinha um bocadinho de medo porque a língua é diferente e eles não estão a perceber as palavras, e como estão virados de costas é difícil só sentir. Mas eu dei o máximo. Eu canto sempre do fundo do meu coração, com sentimento, então achei que a música… Mas virar três cadeiras foi mesmo bom [risos]. E logo no início a Marisa a virar… também foi mesmo bom, porque me senti mais segura ainda.”

A concorrente do “The Voice” diz que não tinha pensado previamente com que mentor gostaria de ficar, mas acabou por sentir “um clique” e optou por António Zambujo. “Ver que agora tinha três opções e no meu país não tinha nenhuma… Foi mesmo um momento muito especial e foi difícil de escolher.” E como se viu no programa, os pais de Ava estão “super contentes”. “Porque estou a seguir o meu sonho e é mesmo o que eles queriam.”



Source link

Share197Tweet123Share49
  • Trending
  • Comments
  • Latest
House of Gucci: a verdadeira história de Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci

House of Gucci: a verdadeira história de Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci

4 de Novembro, 2021
1634406180_mm_og_image.jpeg

Torres Vedras junta o Halloween a um Carnaval fora de época para uma festa épica

16 de Outubro, 2021
1645226285_mm_og_image.jpeg

Ele criou NFT com o ânus de estrelas porno — e quer vendê-los por milhões

18 de Fevereiro, 2022
maisfutebol.jpeg

Indian Wells: João Sousa entra a ganhar no ‘qualifying’

0
1633471949_unnamed-file.wm.jpeg

BLITZ – Partido Comunista dos Estados Unidos agradece a Grimes

0
1633472334_image.jpg

conheça melhor as equipas que vão disputar a I Liga

0
img_1200x6762022_05_28_23_12_40_429907.jpg

Resultados provisórios: Montenegro eleito novo presidente do PSD com 73% dos votos – Política

28 de Maio, 2022
Real Madrid conquista o 14º título europeu

Real Madrid conquista o 14º título europeu

28 de Maio, 2022
Jovem leva três tiros mas consegue chegar à esquadra e pedir socorro

Jovem leva três tiros mas consegue chegar à esquadra e pedir socorro

28 de Maio, 2022
caffeine.pt

Copyright © 2017 JNews.

Navigate Site

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Follow Us

No Result
View All Result
  • Home
  • News
    • Politics
    • Business
    • World
    • Science
  • Entertainment
    • Gaming
    • Music
    • Movie
    • Sports
  • Tech
    • Apps
    • Gear
    • Mobile
    • Startup
  • Lifestyle
    • Food
    • Fashion
    • Health
    • Travel

Copyright © 2017 JNews.