• Latest
  • Trending
  • All
  • News
  • Business
  • Politics
  • Science
  • World
  • Lifestyle
  • Tech
1651768297_mm_og_image.jpeg

A nova série que conta a história do mais famoso criminoso da Suécia

5 de Maio, 2022
img_1200x6762015_05_28_11_45_00_254676.jpg

Edifícios afetos a pecuária deixam de ser avaliados para efeitos de IMI – Orçamento do Estado

26 de Maio, 2022
Wolverhampton em conversações por Palhinha

Wolverhampton em conversações por Palhinha

26 de Maio, 2022
Câmara de Ílhavo suspende limpeza de passadiços da Praia da Barra – Observador

Câmara de Ílhavo suspende limpeza de passadiços da Praia da Barra – Observador

25 de Maio, 2022
1653511357_1.91x1.jpeg

PJ detém jovem por incitamento ao ódio racial em debate no Liceu Camões

25 de Maio, 2022
Sofia Sousa esclarece possível reconciliação com Diogo Marcelino - Atualidade

Sofia Sousa esclarece possível reconciliação com Diogo Marcelino – Atualidade

25 de Maio, 2022
antiviral pode diminuir período de contágio avança estudo preliminar

antiviral pode diminuir período de contágio avança estudo preliminar

25 de Maio, 2022
"Life in Paris": um testemunho do quotidiano parisiense por Meyabe

“Life in Paris”: um testemunho do quotidiano parisiense por Meyabe

25 de Maio, 2022
1653500550_mm_og_image.jpeg

“nunca me empurrou ou agrediu”

25 de Maio, 2022
Projeto de carro secreto da Apple perde mais um alto executivo

Projeto de carro secreto da Apple perde mais um alto executivo

25 de Maio, 2022
img_1200x6762020_03_16_20_30_26_372013.jpg

Buy the dip dá ganhos à Europa. Petróleo sobe e juros aliviam – Mercados num minuto

25 de Maio, 2022
A BOLA - Presidente do Fenerbahçe não confirma Jorge Jesus: «Estamos a negociar com dois treinadores» (Turquia)

A BOLA – Presidente do Fenerbahçe não confirma Jorge Jesus: «Estamos a negociar com dois treinadores» (Turquia)

25 de Maio, 2022
1699735.jpeg

Trump sofre pesada derrota política em eleições primárias na Georgia | EUA

25 de Maio, 2022
Quinta-feira, Maio 26, 2022
caffeine.pt
  • Home
    • Home – Layout 1
    • Home – Layout 2
    • Home – Layout 3
    • Home – Layout 4
    • Home – Layout 5
  • News

    Trending Tags

    • Donald Trump
    • Future of News
    • Climate Change
    • Market Stories
    • Election Results
    • Flat Earth
  • Tech

    Trending Tags

    • Flat Earth
    • Sillicon Valley
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Golden Globes
    • Future of News
  • Entertainment
    1653500550_mm_og_image.jpeg

    “nunca me empurrou ou agrediu”

    1653471719_mm_og_image.jpeg

    Atriz de 90 anos confirmada em “Velocidade Furiosa” — vai ser a avó de Vin Diesel

    1653442780_mm_og_image.jpeg

    Filme-concerto dos Depeche Mode vai ser transmitido na televisão portuguesa

    1653413921_mm_og_image.jpeg

    O filme mais visto na Netflix é uma comédia romântica com a estrela de “Sex/Life”

    1653385061_mm_og_image.jpeg

    Millie Bobby Brown está em Portugal com o namorado, filho de Jon Bon Jovi

    1653356198_mm_og_image.jpeg

    Aqui está o primeiro trailer do novo filme “Missão Impossível”

    1653327556_mm_og_image.jpeg

    a livraria independente de Lisboa que é obrigatório conhecer

    1653298516_mm_og_image.jpeg

    Há mais uma banda confirmada para o NOS Alive

    1653269676_mm_og_image.jpeg

    Porto recebe exposição exclusiva com obras de Andy Warhol

    1653240823_mm_og_image.jpeg

    Há novas imagens da versão sul-coreana de “La Casa de Papel”

  • Lifestyle

    Trending Tags

    • Golden Globes
    • Mr. Robot
    • MotoGP 2017
    • Climate Change
    • Flat Earth
No Result
View All Result
caffeine.pt
No Result
View All Result
Home Entertainment

A nova série que conta a história do mais famoso criminoso da Suécia

by
in Entertainment
0
491
SHARES
1.4k
VIEWS
Share on FacebookShare on Twitter
1651768297_mm_og_image.jpeg


O nome Clark Olofsson pode não ser muito famoso em todo o planeta, mas na Suécia será difícil encontrar alguém que não o reconheça de imediato. É descrito como o criminoso mais célebre do país nórdico e agora a sua história vai ser contada numa série de televisão.

Chama-se “Clark”, estreia esta quinta-feira, 5 de maio, e tem seis episódios que já estão disponíveis na Netflix. Bill Skarsgård é o ator protagonista, que interpreta Olofsson ao longo dos anos e conta o que se passou na primeira pessoa. Ele é o narrador do enredo, aquele que vai guiando os espectadores pela sua história de vida, através da sua perspetiva hiperbolizada. Esta é caracterizada como uma viagem de contornos inacreditáveis e surreais, uma vez que Clark Olofsson era um criminoso altamente carismático.

Entrou cedo no mundo do crime, nos anos 60, e foi condenado por inúmeros crimes. Agressão, roubo, tráfico de droga, tentativa de homicídio e assaltos a bancos foram alguns dos principais delitos do seu currículo. Muitos destes crimes foram mediáticos, ajudando a catapultar o nome de Clark Olofsson na opinião pública sueca. Olofsson passou muitos anos a entrar e a sair da prisão.

Acabou por ficar mais conhecido pelo assalto a um banco em Estocolmo, a capital sueca, em 1973. Jan-Erik Olsson, outro criminoso fugido da prisão, entrou num banco com uma metralhadora e uma mala que continha uma faca, cordas e explosivos. Olsson estava mascarado — fingiu ter um sotaque americano, usava um par de óculos falsos, tinha uma grande peruca castanha e o bigode e as sobrancelhas pintadas. “A festa acabou de começar”, gritou ao entrar no estabelecimento, depois de uma rajada de tiros para o ar.

A primeira coisa que fez foi meter música rock a tocar no seu rádio. Vários funcionários conseguiram sair do banco, mas Olsson quis manter quatro trabalhadores como reféns. Foram atados com cordas para que não pudessem escapar. Uma delas tinha apenas 23 anos e chamava-se Kristin Enmark.

O primeiro agente da polícia a chegar ao local não conseguiu obter grande coisa do raptor. Olsson recusou-se a cooperar porque queria falar com um superior. Entretanto, ameaçou-o com a sua arma e pediu-lhe para cantar uma música. O polícia ficou tão assustado que começou a entoar “Lonesome Cowboy”, de Elvis Presley. Mais polícias foram chegando e montando o cerco à volta do edifício — incluindo um inspetor que Olsson conseguiu atingir com um tiro na mão. Só quando Sven Thorander, superintendente da polícia, chegou ao local, é que o raptor começou a explicar as suas exigências.

Primeiro, queria que o seu amigo Clark Olofsson fosse libertado da cadeia onde cumpria uma pena de seis anos por assalto à mão armada e pela participação no homicídio de um polícia nos anos 60. A ideia é que Olofsson se juntasse a ele como parceiro naquele golpe. Olsson pediu ainda cerca de 265 mil euros e um carro rápido para fugir. 

A polícia reagiu rapidamente e cumpriu todas as exigências que o criminoso tinha pedido — incluindo um Ford Mustang azul com o tanque cheio de gasolina. Mas não permitia que Olsson escapasse e levasse com ele os reféns. Por causa disso, Olsson não se rendia, o que resultou num cerco de vários dias. Chegou aos jornais de todo o mundo e foi o primeiro incidente criminal a ser transmitido em direto na televisão sueca.

Dentro do banco, outra coisa bizarra acontecia, já com Olofsson no interior. “Ele reconfortou-me e segurou a minha mão”, contou Kristin Enmark no podcast Memory Motel em 2016. “Não posso dizer que me senti segura, mas escolhi acreditar nele. Ele significou muito para mim porque acreditei que alguém queria saber de mim. Ele deu-me esperança e fé de que tudo acabaria bem.”

Outra refém, Elisabeth Oldgren, também disse que os raptores cuidavam dela — emprestando-lhe o casaco quente para dormir quando estava muito frio. Não demorou muito até os reféns começarem a temer mais a polícia — que poderia invadir o banco de uma forma bruta ou até letal — do que os raptores. Kristin Enmark também falou com a revista “The New Yorker” em 1974. “Estávamos no cofre de forma a respirarmos juntos, a sobrevivermos. Quem quer que ameaçasse esse mundo era o nosso inimigo.”

Olsson pediu para falar ao telefone com o primeiro-ministro da Suécia naquela altura, Olof Palme. Propôs que Palme entrasse no banco e saísse com os reféns com a autorização dos raptores. Como o pedido foi negado, a própria Kristin falou com o primeiro-ministro e explicou que era aquilo que os reféns desejavam. “Não tenho medo deles, tenho medo da polícia. Entende isso? Acredite ou não, mas temos passado um bom tempo aqui.”

Inicialmente, os raptores apenas deixavam que os reféns saíssem do cofre enquanto estavam amarrados com uma das cordas. Mas a confiança entre todos foi crescendo e chegou a um ponto em que todos caminhavam livremente dentro do espaço. ​​As autoridades tentaram cortar a luz e impedir o fornecimento de comida e água como forma de forçar a rendição, mas nada parecia resultar. Três dias depois do início do rapto, começaram a perfurar o cofre. Furiosos, os raptores começaram a disparar, ameaçando que iam matar os reféns. Foi só ao quinto dia que a polícia decidiu que a melhor solução seria lançar gás lacrimogéneo para dentro do banco. Olsson rendeu-se finalmente depois de isso acontecer.

A polícia entrou para levar os raptores, mas os reféns insistiram que Olsson e Olofsson fossem levados à sua frente para que não fossem alvejados. As vítimas foram levadas para o hospital e vistos por especialistas, que ficaram surpreendidos com as suas reações ao que tinha acontecido. 

“Não conseguia dormir. Queria alguém que me desse a mão e estava a gritar”, explicou Kristin Enmark. “Passa-se algo de errado comigo? Porque é que não os odeio?”, questionou aos médicos e psicólogos. Elisabeth Oldgren estava na mesma condição — sentia uma empatia extrema pelos raptores. 

Com o passar do tempo, tudo acabou por se normalizar e Kristin voltou a casa. Começou a estudar para se tornar uma psicoterapeuta. Os criminosos foram condenados a penas de prisão. Kristin voltou a ver os seus raptores — manteve o contacto com Olofsson ao longo dos anos e as respetivas famílias até ficaram amigas. Também se reuniu com Olsson num programa de televisão e foram jantar a seguir. As reações dos reféns chocaram o mundo e foram as primeiras pessoas diagnosticadas com o Síndrome de Estocolmo — que ali ficou criado.

A série “Clark” relata esta história, mas também outras aventuras da vida de Clark Olofsson. Do outro lado da narrativa há um agente que assumiu como sua missão travá-lo, o trapalhão Tommy. Mas o povo sueco, ironicamente, está mais do lado de Olofsson.

O elenco inclui ainda Alicia Agneson, Vilhelm Blomgren, Hanna Björn, Sandra Ilar ou ​​Peter Viitanen, entre outros. Os episódios foram realizados por Jonas Åkerlund.

Carregue na galeria para conhecer outras novas séries de televisão.

2 de maio: “A Unidade” (temporada 2), AXN



Source link

Share196Tweet123Share49
  • Trending
  • Comments
  • Latest
House of Gucci: a verdadeira história de Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci

House of Gucci: a verdadeira história de Patrizia Reggiani e Maurizio Gucci

4 de Novembro, 2021
1634406180_mm_og_image.jpeg

Torres Vedras junta o Halloween a um Carnaval fora de época para uma festa épica

16 de Outubro, 2021
1645226285_mm_og_image.jpeg

Ele criou NFT com o ânus de estrelas porno — e quer vendê-los por milhões

18 de Fevereiro, 2022
maisfutebol.jpeg

Indian Wells: João Sousa entra a ganhar no ‘qualifying’

0
1633471949_unnamed-file.wm.jpeg

BLITZ – Partido Comunista dos Estados Unidos agradece a Grimes

0
1633472334_image.jpg

conheça melhor as equipas que vão disputar a I Liga

0
img_1200x6762015_05_28_11_45_00_254676.jpg

Edifícios afetos a pecuária deixam de ser avaliados para efeitos de IMI – Orçamento do Estado

26 de Maio, 2022
Wolverhampton em conversações por Palhinha

Wolverhampton em conversações por Palhinha

26 de Maio, 2022
Câmara de Ílhavo suspende limpeza de passadiços da Praia da Barra – Observador

Câmara de Ílhavo suspende limpeza de passadiços da Praia da Barra – Observador

25 de Maio, 2022
caffeine.pt

Copyright © 2017 JNews.

Navigate Site

  • About
  • Advertise
  • Privacy & Policy
  • Contact

Follow Us

No Result
View All Result
  • Home
  • News
    • Politics
    • Business
    • World
    • Science
  • Entertainment
    • Gaming
    • Music
    • Movie
    • Sports
  • Tech
    • Apps
    • Gear
    • Mobile
    • Startup
  • Lifestyle
    • Food
    • Fashion
    • Health
    • Travel

Copyright © 2017 JNews.