
No início deste ano, a Dbrand começou a vender placas laterais PS5 em preto fosco que chamou de Darkplates e, quando o fez, incitou a Sony diretamente na página de informações do produto para “Vá em frente, nos processe”. Colocamos em nossas mãos alguns e eles se parecem exatamente com o que você espera, tornando as laterais do seu PS5 pretas em vez de brancas. Eles até têm sua própria visão irônica da microtextura de ícones do PlayStation.
No sábado, porém, você não pode mais comprar Darkplates, já que Dbrand os retirou da venda após (talvez sem surpresa) receber uma carta de cessar e desistir da Sony. (Se você visitar o site Darkplates agora, ele apenas mostra uma lista de artigos de notícias, incluindo aqueles de The Verge)
Dbrand compartilhou a carta com The Verge, que incluímos no final do artigo. A Sony levanta algumas queixas na carta, incluindo o problema de como as placas frontais “reproduzem o SIE [Sony Interactive Entertainment] design de produto protegido ”e com as versões Dbrand dos ícones PlayStation. Dbrand diz que a carta foi emitida no início deste ano, mas não forneceu um prazo exato de quando.
Como parte da carta, a Sony solicitou que Dbrand “imediatamente e permanentemente cesse e retire todo o marketing e promoção e cesse todas as vendas mundiais de espelhos com a configuração de produto dos espelhos PS5 da SIE ou qualquer configuração de produto semelhante, incluindo, sem limitação, todos os espelhos atualmente à venda em dbrand.com. ”
Dbrand faz não parecem estar concordando em concordar com uma cessação permanente e desistência, no entanto. Diz que vai cumprir por enquanto.
Ou mais especificamente: “Decidimos nos submeter às demandas dos terroristas … por enquanto”, escreve Dbrand nesta postagem de 1.666 palavras no subreddit da empresa, um repleto de palavras duras para a Sony e até mesmo algumas bombas F. A empresa fecha com “conversa em breve”, sugerindo que já tem outros planos.
Esta não é a primeira vez que a Sony ameaça com uma ação legal sobre as placas laterais do PS5. Uma empresa que começou como PlateStation5 mudou seu nome para CustomizeMyPlates e, em seguida, cancelou e reembolsou os pedidos, supostamente após a Sony ter ameaçado com uma ação legal, VGC relatado em novembro. Essa empresa voltou em janeiro e está vendendo seus pratos personalizados novamente.
Parte da razão pela qual existe um mercado para placas laterais é provavelmente porque não é muito difícil retirá-las de um PS5. Na verdade, a Sony mostra exatamente como você pode fazer isso em sua desmontagem oficial do console.
A facilidade com que você pode remover as placas do PS5 não só torna mais fácil chegar ao funcionamento interno do console, mas também pode sugerir que ele planeja lançar outras versões das placas laterais no futuro. Agora você pode comprar controladores DualSense vermelho e preto e um fone de ouvido Pulse 3D Audio preto está a caminho, sugerindo que a Sony está pelo menos experimentando outras combinações de cores para seus acessórios, então um conjunto oficial de placas laterais pretas não parece estranho o reino da possibilidade.
Se você não quiser esperar pela Sony, entretanto, você tem uma opção a menos de placas laterais de terceiros para escolher enquanto as da Dbrand estão fora do mercado.
Atualização de 16 de outubro, 12h54 ET: Adicionadas informações de um post da Dbrand no Reddit.