
A Alemanha qualificou-se na noite desta quarta-feira, pela nona vez na sua história, para a final de um Campeonato da Europa de futebol feminino da UEFA, ao vencer em Milton Keynes a França por 2-1, na segunda meia-final da prova, que domingo, dia 31, irá terminar em Inglaterra, com a final no Estádio de Wembley, em Londres, onde as germânicas vão defrontar a seleção anfitriã, a Inglaterra.
A capitã da Alemanha e estrela do Wolfsburgo, Alexandra Popp [foto de capa], foi a figura do encontro: com uma emenda fulgurante, correspondeu a centro de Svenja Huth da direita para o 1-0, aos 40’. E bisou, para o 2-1, aos 76’, com portentoso remate de cabeça a cruzamento novamente de Huth da direita.
Pelo meio, e antes do intervalo, a França igualara (45’), num lance de infelicidade da guardiã germânica, Merle Frohms: o remate de Diani Kadidiatou ressaltou do poste para as suas costas, acabando, involuntariamente, por ser a guarda-redes, em voo, a introduzir a bola na sua baliza.
O primeiro golo de Alexandra Popp na noite desta quarta-feira no MK Stadium, de Milton Keynes foi o 100.º apontado pela Alemanha em fases finais de Campeonatos da Europa de futebol feminino da UEFA. Com o ‘bis’, Alexandra Popp igualou a inglesa Beth Mead como melhor marcador do torneio: cada uma soma seis golos em cinco jogos, até agora.
A final será domingo, às 17 horas locais (mesma hora em Portugal continental), em Wembley, entre a Inglaterra, oitava do ranking FIFA – e que aspira ao seu primeiro título – e uma Alemanha terceira da hierarquia e já octacampeã da Europa, a uma vitória de nona vitória, após os triunfos em 1989, 1991, 1995, 2001, 2005, 2009 e 2013.
Se a Alemanha, orientada por Martina Voss Tecklenburg, e a jogar em 4x3x3 neste Euro, venceu todas as finais que jogou, a Inglaterra, liderada pela neerlandesa Sarina Wiegman – que na terça-feira vencera a Suécia por 4-0 em Sheffield, na primeira meia-final – jogará ante o seu público e, após o título no Mundial-1966, também sonha, 56 anos depois, voltar a erguer um ‘caneco’ em casa.