
Chamava-se “Girl With The Balloon” – Rapariga Com O Balão – e a ideia original de Banksy era que se destruísse completamente minutos depois de ter sido leiloada por 1 milhão e 200 mil euros, mas um problema com a trituradora, que estava na parte inferior da moldura, fez com que metade ficasse intacta.
O imprevisto só trouxe mais valor à obra, que foi renomeada pelo comprador. “Love Is In The Bin” – O Amor Está No Lixo – foi agora vendida pelo equivalente a mais de 20 milhões de euros.
Além do valor recorde, a venda ficou marcada também pelo humor do leiloeiro da Sotheby’s.
“Não vos consigo explicar o medo que tenho de fazer bater este martelo”, disse momentos antes de fechar a compra, e rematou o momento com a frase “Nem acredito que ainda ali está”, depois de dar os parabéns ao vencedor.
Os risos da plateia misturaram-se com as palmas para o valor recorde de uma peça de Banksy. A leiloeira foi a mesma responsável pelo leilão de 2018, quando a peça se destruiu, e fez questão de sublinhar que foi utilizada a mesma sala de há três anos.
Na altura, foi questionada a vontade do comprador em prosseguir com a aquisição e três anos depois a escolha parece ter sido a acertada. Desta vez, a obra não sofreu alterações e foi vendida em 10 minutos.